A poucos dias de definir o título do Campeonato Goiano (domingo, dia 13), o Goiás vive a grande expectativa de levantar o terceiro caneco consecutivo do estadual. Nas duas últimas decisões, contra o mesmo Atlético Goianiense, o esmeraldino acabou se dando melhor por conta da vantagem prevista em regulamento para o dono da melhor campanha na primeira fase. Em 2014 não será diferente: o Verdão joga por apenas um empate para, novamente, se tornar campeão goiano.

Porém, não é só para o Goiás que esse título de 2014 será especial, caso confirmado. O maior artilheiro do time na temporada e em toda a história, Araújo, está próximo de conquistar o seu sexto título goiano da carreira, se colocando no patamar de maiores vencedores do Verdão. Em ocasiões passadas, ele participou do tricampeonato de 1998,1999 e 2000, além de vencer as edições de 2002 e 2003. Foram cinco estaduais (mais o Brasileirão da Série B de 1998) em sete anos vestindo a camisa esmeraldina, em sua primeira passagem.

De acordo com o próprio Araújo, esse fator é uma motivação extra para o jogo decisivo de domingo, contra o Atlético Goianiense, no Serra Dourada. “Não escondo que será um momento especial para mim, tenho uma grande identificação com essa camisa e poder ser campeão goiano pela sexta vez é algo que me daria muita honra. Mas, isso não faz os demais títulos menos importantes, todos estão marcados na minha carreira e me ajudaram a ser o que sou hoje”, explica o atacante.

Para não correr riscos de perder o título, Araújo pede um Goiás consciente e com vontade de jogar, mesmo que um simples empate com o Atlético Goianiense garanta a conquista ao Verdão: “Sem dúvidas que será uma partida muito equilibrada e difícil. Temos que ter o maior nível de atenção possível e jamais nos deixar escorar na vantagem que temos. É muito perigoso jogar para controlar a partida e podemos acabar deixando o título escapar. Então é preparar bem, em todos os aspectos, para fazer um grande jogo e sair campeão”, analisa.

Além de se preocupar com o adversário, o camisa 11 do Verdão está de olho também no público da final, que decepcionou no jogo de ida com apenas quatro mil espectadores. Dessa vez, ele aposta em um número maior e aproveita para convocar o torcedor ao estádio: “A torcida faz muita diferença em momentos como esses, de decisão. É importante que ela venha ao estádio para apoiar as equipes. Aproveito para convidar o nosso torcedor a encher o Serra e nos empurrar rumo ao título. Espero que o público seja maior para a festa ser ainda mais bonita”, comenta Araújo.

Renovação

Apesar de ser o artilheiro do time na temporada, Araújo tem o seu contrato com o Goiás se encerrando ainda neste mês de Maio, após o término do Goianão. Até o momento, nenhum prolongamento ainda foi decidido, apesar de ambos os lados envolvidos, diretoria esmeraldina e estafe do jogador, declararem pela vontade da renovação. A tendência é que pela idade do atleta, 36 anos, o clube ofereça uma redução salarial, porém, nem o atacante nem seu empresários sinalizaram com a aceitação ou não da nova proposta.

Sabendo da resistência de alguns torcedores em relação a sua permanência para a Série A, Araújo aposta no bom Goianão para provar que ainda tem muito a ofecerer: “Não gosto de fazer uma auto análise, deixo esse papel para a torcida e para a imprensa. Mas acredito que  dei o meu melhor e consegui a ajudar o Goiás chegar até aqui, fazendo gols ou participando ativamente dos jogos. Estou com a possibilidade de ser artilheiro ainda, posto que nunca consegui com o Goiás, então acredito que o trabalho foi bem feito”.