Foi inaugurado em Janaúba, Minas Gerais, próximo ao distrito de Quem-Quem, no norte do estado, um complexo solar com capacidade instalada de 1,2 GWp – o que corresponde à geração energia elétrica suficiente para abastecer um milhão de residências.

A estrutura conta com 20 parques solares que ocupam uma área de três mil hectares, o equivalente a cerca de 4.300 campos de futebol. No total, foram instalados 2,2 milhões de módulos fotovoltaicos, divididos em 20 sítios. O investimento no complexo, que a partir de agora é o maior do Brasil é de cerca R$ 4 bilhões e pertence à empresa Elera Renováveis, do grupo canadense Brookfield Asset Management.

“Reforçamos nossa qualidade e compromisso na entrega de energia limpa ao país, e a solidez de uma operação robusta e segura, contribuindo para uma transição energética sustentável”, afirma Fernando Mano, CEO da Elera Renováveis.

Redução das emissões

Com 3,06 gigawatts (GW) de potência instalada, Minas Gerais lidera o ranking de geração solar distribuída. Minas também foi o primeiro estado da América Latina a aderir à campanha Race to Zero – iniciativa global que visa neutralizar as emissões líquidas de gases de efeito estufa no planeta até 2050, sendo a energia limpa e renovável uma grande aliada.

Como desdobramento da adesão, o governo estadual lançou, no fim de 2022, o Plano Estadual de Ação Climática, que estabelece metas para mitigação e adaptação aos efeitos adversos do clima para o território mineiro.

Impacto

O novo complexo solar em Janaúba já gerou cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos, sendo cerca de 70% da mão de obra contratada de moradores locais. Como parte do projeto, também foi reformada a praça do distrito do Quem-Quem – principal espaço de lazer da comunidade. Foi instalado um dessalinizador para melhoria da potabilidade da água na região e lançado um programa de capacitação de mão de obra feminina para as mulheres da região.

Escolha

Localizada a cerca de 550 quilômetros ao norte de Belo Horizonte, a cidade de Janaúba tem fortes índices de irradiação, pouca nebulosidade e é considerada uma das melhores regiões para a geração de energia solar do país.

*Com informações do Ciclo Vivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 07 – Energia Limpa e Acessível.

Leia mais