Comprar produtos provenientes de cadeias justas e que incluem preservação da floresta e valorização das pessoas que trabalham em equilíbrio com ela. Sem dúvidas, é uma maneira de apoiar o desenvolvimento sustentável de biomas como Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. No entanto, em muitos casos, é difícil ter acesso a esses itens, especialmente nos grandes centros. A internet, porém, pode ajudar a aproximar esses produtores do consumidor.

Para apoiar empreendedores da sociobiodiversidade por meio de sua plataforma, o Mercado Livre anuncia uma nova edição da sua campanha. Nesse sentido, a ação anual do maior marketplace da América Latina é voltada à valorização e conservação dos biomas brasileiros. A ‘A Amazônia tá chegando’ , realizada de 4 a 11 de setembro, tem foco em um dos ecossistemas mais importantes e ameaçados do continente.

Molhos e geleias de pequi, “barutella”, óleo de coco babaçu orgânico, abóbora orgânica, rosquinhas feitas de castanhas, farinha de baru, de jatobá, pimentas estão entre produtos do Cerrado disponibilizado na plataforma.

Foto: Print screen/Mercado Livre

“Em meio a exuberância da nossa biodiversidade, centenas de produtores, cooperativas, PMEs e povos tradicionais contribuem para a preservação dos nossos biomas, por meio de produtos carregados de cores, sabores e saberes ancestrais. Queremos levar essa riqueza para sua casa, reduzindo distâncias e gerando renda para as comunidades locais”, diz um comunicado na página da plataforma.

Mais de 80 marcas de associações, cooperativas e pymes da sociobiodiversidade já têm destaque na plataforma. Além disso, uma página desenvolvida especialmente para visibilizar esses empreendimentos permite que o consumidor encontre mais de 1.050 itens. Entre eles estão gastronomia, moda, artesanato, dentre outras categorias hoje disponíveis diariamente na seção de produtos sustentáveis.

“A gente fica feliz que os temas da bioeconomia e da sociobiodiversidade estejam ganhando cada vez mais espaço, e que os consumidores veem isso. Um estudo recente que fizemos sobre o consumo online de produtos sustentáveis mostra que a proteção da biodiversidade é um dos fatores que impactam a decisão de compra de milhares de usuários na América Latina”, informa a gerente Sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil, Laura Motta.

Mais de 597 pessoas utilizam a plataforma a cada segundo. Dentre os empreendimentos participantes da campanha deste ano em prol dos biomas estão Luisa Abrahm, Café Apuí Agroflorestal, Central do Cerrado, Sítio Boca do Mato, Moma Natural, Recanto Magini, Sattva Suplementos, dentre outros.

Foto: Print screen/Mercado Livre

“Dentro desse contexto e do nosso apoio constante à bioeconomia, o Mercado livre, um dos pioneiros a impulsionar cadeias da sociobiodiversidade, realiza campanhas, como Biomas, para aproximar seus usuários de produtos dos biomas brasileiros. E, neste ano, o nosso mote ‘A Amazônia tá chegando’  reforça a atenção a esse importante ecossistema, além de ser uma referência ao fato do Mercado Livre fazer produtos chegarem em todo o Brasil por meio da sua rede logística”, completa.

Parceria

Este é o quarto ano consecutivo em que organizações da sociobiodiversidade contam com o apoio do Mercado Livre. A ação promove a comercialização de produtos que geram renda e contribuem para a preservação da sociobiodiversidade. Em parceria com diversas organizações, a plataforma conecta consumidores com empreendedores da sociobiodiversidade. Isto é, a iniciativa facilita a compra online de produtos que geram renda para populações locais ao mesmo tempo em que preservam os biomas onde estão inseridas.

Só em 2022, mais de 30 mil produtores locais foram beneficiados indiretamente pela campanha na América Latina, quando foram vendidos mais de 20 mil produtos de oito biomas icônicos da região. Além da campanha, o Mercado Livre mantém, desde 2020, o programa ‘Empreender com Impacto + Biomas’, iniciativa que impulsiona negócios da sociobiodiversidade, para que possam acessar mercados e ampliar os benefícios que geram nas comunidades onde atuam.

Estudo

De acordo com a nova edição do estudo ‘Tendências de consumo online com impacto positivo’, recém divulgado pelo Mercado Livre, o consumo online de produtos sustentáveis cresceu 40% no Brasil. A coleta dos dados ocorreu no período de abril de 2022 a março 2023, entre os milhares de usuários do Mercado Livre na região.

A pesquisa apontou ainda a aquisição de mais de 4,2 milhões de itens de impacto positivo no país, 55% do total de produtos vendidos ​​na região. Em mais um ano, os dados reforçam a crescente demanda no Brasil por produtos que gerem benefícios para o planeta e para as pessoas, em busca de um estilo de vida e hábitos mais sustentáveis.

Dos mais de 4,4 milhões de usuários que compraram produtos de impacto positivo na região, o país responde por 60% dessa fatia, crescimento de 29% em relação ao levantamento anterior. Esse consumo também gera impactos para os empreendedores de impacto positivo, cujo número de vendedores aumenta à medida que a categoria se fortalece e ganha visibilidade. Na América Latina, são mais de 57 mil marcas e empreendedores que comercializam produtos sustentáveis, 37% deles estão no Brasil, onde esse volume cresceu 15%.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 17 – Parcerias e meios de implementação

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