De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), 2.025 árvores exclusivas da Mata Atlântica estão ameaçadas de extinção. Eles afirmam no estudo publicado na revista Science que isso representa 82% das espécies endêmicas do bioma brasileiro. Além disso, outras 13 espécies exclusivas podem já estar extintas.

A pesquisa reuniu profissionais brasileiros e de instituições estrangeiras para avaliar o nível de risco de 4.950 espécies da Mata Atlântica. O estudo é um dos mais completos sobre o importante bioma que ocupa cerca de 15% do território nacional e está presente em 17 unidades federativas do país.

Espécies endêmicas são árvores próprias da região. No caso da Mata Atlântica, então, a pesquisa avaliou que 52% delas estão sob risco de extinção. Outros dados do estudo revelam que 19% das espécies estão vulneráveis, 11% está criticamente em perigo, 17% estão em situação pouco preocupante e 1% está quase ameaçada. Em contrapartida, os pesquisadores encontraram cinco espécies que estavam na lista de árvores extintas do bioma.

Mata Atlântica

A situação da Mata Atlântica é crítica no Brasil, com apenas 24% da floresta original em pé, segundo dados da ong SOS Mata Atlântica. Rica em diversidade, a floresta possui mais de 3 milhões de registros de herbários no seu inventário florestal.

Assim, a lista de espécies ameaçadas segue a classificação da União Internacional de Proteção da Natureza (IUCN). Em relação ao estudo, o professor da Escola Superior de Agricultura da USP, Renato de Lima, se mostrou muito surpreso com o presente e preocupado com o futuro.

“Principalmente quanto às espécies endêmicas, foi um susto, mesmo a gente tendo feito as avaliações de maneira meio conservadora”, disse. “A gente não considerou o desmatamento futuro da Mata Atlântica, áreas que provavelmente serão desmatadas no futuro, e mudanças climáticas. A gente só considerou, basicamente, perda de floresta, desmatamento”, disse à Agência Brasil.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o destaque é para o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Leia mais: