A cidade de Wollongong, na Austrália, está plantando mini florestas com a ajuda da população. A ideia no município é multiplicar áreas verdes nas zonas urbanas da cidade utilizando o método do botânico japonês Akira Miyawaki. As mini florestas são, assim, soluções contra as mudanças climáticas no país.

Wollongong é uma cidade industrial da costa leste da Austrália. Então, após perceber que as mini florestas estavam se espalhando pelo mundo, Felicity Skoberne, a responsável pelo Jardim Botânico local, inspirou-se na ideia do botânico japonês para plantar pequenas florestas em áreas urbanas. 

As mini florestas plantadas em Wollongong levam 10 meses para crescer de 30 centímetros para mais de 3 metros de altura. Com a ajuda da população, elas estão se espalhando pela cidade.

Mini floresta da escola

Um exemplo, é a mini floresta de uma escola secundária da região de Illawarra, região de Wollogong. Por lá, então, as crianças plantaram uma mini floresta em um terreno em frente à escola. Os alunos prepararam o solo e plantaram cerca de 256 plantas, árvores e arbustos de 111 espécies diferentes.  Por isso, Felicity Skoberne destacou que as iniciativas estão ajudando a cidade a ter mais resiliência diante das alterações climáticas.

Foto: Wollongong City Council

“À medida que as temperaturas aumentam, precisamos do efeito de resfriamento que múltiplas pequenas florestas e árvores em geral podem trazer para toda a nossa região, na verdade, em todo o país. Adoraríamos ver as pessoas abraçarem esse conceito, testá-lo e experimentá-lo em seus próprios quintais”, disse.

*Texto original do portal CicloVivo

Leia mais: