Sagres em OFF
Rubens Salomão

Major Vitor Hugo afirma que Caiado prejudica a campanha de Bolsonaro em Goiás

O deputado federal Major Vitor Hugo (PL) responde às afirmações de Ronaldo Caiado (UB) à Coluna e afirma que a base bolsonarista receberia bem o apoio do governador, assim como de qualquer outra liderança, ao presidente Jair Bolsonaro (PL) em caso de segundo turno contra o ex-presidente Lula (PT). Caiado mostrou interesse em sustentar publicamente a candidatura de Bolsonaro em eventual segundo turno, mas que seria importante ser convidado para isso.

“Nosso maior objetivo é derrotar a esquerda no Brasil. Todos em Goiás que queiram apoiar o presidente, vão ser sempre bem-vindos”, garante. O candidato a governador, no entanto, faz questão de retomar discurso de críticas ao governador a partir do afastamento entre Caiado e Bolsonaro, desde o início da pandemia. Vitor Hugo insiste em caracterizar o adversário de “traidor” ao citar rompimento e críticas feitas ao presidente em 2020.

“Por exemplo, o governador Ronaldo Caiado, a coligação dele, entrou na Justiça para diminuir o tempo do presidente Bolsonaro de aparecer na minha propaganda eleitoral. No fundo, ele está prejudicando a campanha do presidente agora. Então, ele está pensando só na busca do poder por ele próprio”, considera o deputado.

Cartazes

O candidato bolsonarista em Goiás ainda conta à Coluna que tem sido pressionado a entrar na Justiça contra cartazes e materiais de campanha informais “de vários candidatos que não apoiam o presidente, mas que querem se aproveitar da imagem dele”.

Negativo

Vitor Hugo prefere ainda não acionar a Justiça contra a propaganda irregular com a imagem de Bolsonaro. “Eu sei que, no fundo, isso também ajuda o presidente a ser eleito. Não é um projeto pessoal meu. Eu trabalho para que o presidente seja eleito”, diz.

Rótulos

Questionado sobre a oposição bolsonarista em Goiás, o governador Ronaldo Caiado desconversou: “Eu não sei rotular o que seja bolsonarista, o que seja isso e aquilo. Eu sei dizer a você que todo cidadão agradece por ter seus entes familiares vivos” (…) “Eu não sei que bolsonarista é esse, porque o Bolsonaro repassou verba pra mim para a saúde”.

Aos votos

“Você deve defender aquilo que você acredita. Se as pessoas não concordam, eu os respeito. Agora, não se pode criar de um fato como se ele fosse o problema principal. Isso é um problema apendicular. Isso é a beleza da democracia e eu tenho a consciência tranquila”, afirmou Caiado.

Municipal

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) decidiu ontem por unanimidade pela rejeição dos embargos de declaração do PRTB, acusado de promover candidaturas laranjas de mulheres nas eleições de 2020, em Goiânia.

Trocas

A decisão encaminha cassação de toda a chapa do partido e, consequentemente, dos mandatos de Santana Gomes e Bruno Diniz. Com o novo cálculo, União Brasil (antigo DEM), com Paulo Magalhães, e o PROS, com Igor Franco, passem a ocupar cadeiras na Câmara Municipal.

Cota feminina

A decisão do TRE é baseada na determinação por cota de gênero em eleições proporcionais. As chapas devem ter um mínimo de 30% e máximo de 70%, na divisão entre mulheres e homens. O processo surgiu ainda no fim de 2020, quando PT, PSL e Fabrício Rosa apontaram fraude na chapa do PRTB.

Institucional

O Ministério Público de Goiás (MPGO) expediu recomendação para que policiais militares e bombeiros da ativa não participem das manifestações políticas previstas para o dia 7 de setembro. Na data, são comemorados os 200 anos da Independência do Brasil.

Origem

O documento foi assinado pela titular da 84ª Promotoria de Justiça de Goiânia, Adrianni Santos Almeida, que também é promotora eleitoral da 127ª Zona Eleitoral. Ela aponta preocupação por conta de publicações na internet que divulgam manifestações, com a possibilidade de participação dos integrantes das forças de segurança pública de Goiás. A promotora recomenda que os agentes atuem no policiamento e segurança das manifestações, mantendo a ordem social. Apenas.

Mais lidas:

Leia também: