A candidata a Prefeitura de Goiânia pelo PSOL, Manu Jacob, avaliou à Sagres 730 nesta sexta-feira (13) as principais demandas da cidade para 2021 e quais suas propostas de resolução. A prefeitável apontou que a pandemia ainda é um dos problemas centrais, com números de mortes e alta taxa de desemprego. “Temos uma proposta como prioridade que é a retomada econômica com foco em salvar vidas. A primeira proposta é, caso haja uma vacina, vacinar todos que queiram”, afirmou.

Para a retomada da economia, Manu Jacob defendeu a adoção de um conjunto de medidas para minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia da covid-19. “Temos uma proposta de socorro dos pequenos e médios comerciantes que ficaram a deriva nesse processo, sem nenhuma política específica. Esse socorro está relacionado em linhas de créditos com juros baixo e também uma possível isenção do IPTU, principalmente dos pequenos comerciantes”, afirmou.

Além disso, a candidata detalhou a proposta do programa de transferência de renda. “Vamos mexer na tributação do município, pensando em arrecadar fundos para criação de uma renda básica para pessoas que estão na linha da miséria”, afirmou. “Para identificar essas famílias, vamos começar pelo Cad (Cadastro Único), que apresentou mais de 129 mil pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, então muitas pessoas me perguntaram para que seria essa renda mínima, porque o povo precisa de emprego, mas a questão é que tem pessoas que estão precisando de comer. Então a gente quer socorrer essas famílias que estão na linha da miséria para dar o mínimo de condição para procurar um emprego”, completou.

Quanto a geração de emprego e renda, Manu Jacob apontou que tem um programa de qualificação de mão de obra. “Hoje existe uma alta taxa de desemprego entre os adultos jovens, entre 18 e 38 anos, por falta de qualificação. É importante qualificar caminhando junto com o Secretaria Municipal de Educação e o Sistema S”.