O Ministério da Educação (MEC) lança oficialmente hoje (15) mais uma etapa da Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional do Ensino Médio. Trata-se da Consulta Pública on-line, feita via WhatsApp, por meio de um chatbot. Desse modo, o objetivo é ouvir estudantes, professores e gestores sobre a reestruturação do ensino médio. Ademais, a consulta visa alcançar o maior número de escolas possível.
A Consulta on-line será aplicada pelo MEC por meio de uma startup de design participativo especializada na metodologia. O público poderá se manifestar até o último dia da Consulta Pública do Ensino Médio, dia 6 de julho, conforme Portaria nº 7, de 5 de junho de 2023.
Como funciona
Para tornar a participação acessível e ágil, será utilizado o Pesquizap – um chatbot de WhatsApp especialmente projetado para coletar e mensurar os resultados da pesquisa. Segundo o MEC, entretanto, com essa ferramenta interativa, os participantes poderão responder às questões da consulta por meio de seus celulares ou computadores. Ademais, poderão respondê-lo através de um código QR ou via o link disponibilizado pelas próprias escolas.
Além disso, por intermédio dessa iniciativa, porém, o MEC espera obter insights. Estes, por sua vez, devem contribuir para a construção de uma política educacional mais adequada às necessidades e expectativas da comunidade escolar.
Leia mais: Fórum acompanha a atualização do piso da educação básica
Para chegar aos estudantes, professores e gestores, o MEC contará com a colaboração direta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), por meio dos 27 secretários estaduais de educação. Eles auxiliarão na divulgação da pesquisa por meio de materiais de apoio disponibilizados aos estados e seus representantes.
Ainda conforme o MEC, a colaboração é fundamental para engajar e incentivar a participação ativa de professores, gestores e estudantes em todo o país. Nesse sentido, na última quarta-feira (14) o Ministério realizou um webinar com representantes do Consed para explicar a metodologia em detalhes.
Consulta Pública
O MEC reforça que a Consulta Pública on-line tem como objetivo escutar a sociedade e a comunidade educacional para a coleta de subsídios. Nesse sentido, a consulta possibilitará a tomada de decisões pela Pasta sobre os atos normativos que regulamentam o ensino médio.
Programação
A programação inclui: coleta pública de contribuições, por meio da Plataforma Participa + Brasil; Ciclo de Webinários com Especialistas; Ciclo de Seminários “Diálogos sobre a educação básica – ensino médio”, com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); consulta on-line com estudantes, professores e gestores; pesquisa presencial representativa; revisão sistemática de produção científica sobre o tema; seminário presencial com estudantes; audiências públicas com Fórum Nacional de Educação (FNE), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), além de um ciclo de reuniões com 30 entidades do FNE. A programação completa está disponível na página do MEC sobre a consulta pública.
Com informações da assessoria de comunicação do MEC
*Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 04 – Educação de qualidade.
Leia mais
Seminário discute políticas públicas e integração entre educação, arte e cultura
Alunos da rede estadual de ensino ganham prêmio com aplicativo sobre mobilidade urbana
Palmas projeta status de Capital mais alfabetizada do Brasil