O Ministério da Educação (MEC) realiza ciclo de seminários para debater a escola em tempo integral nas cinco regiões do país. Então, o “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral” tem o objetivo de elaborar um documento nacional com os princípios orientadores para essa modalidade na educação básica.  

Os seminários são uma iniciativa da Secretaria de Educação Básica (SEB). Desta forma, está em debate o Programa Escola em Tempo Integral, criado para ampliar a oferta de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil com base no Plano Nacional de Educação.

O governo quer atingir a marca de 1 milhão de novas matrículas entre 2023 e 2024. Mas, para isso, pretende criar a Política Nacional de Educação Integral em Tempo Integral.

Orientação

O ciclo de seminários deve dar origem a um documento nacional com orientações previsto para chegar às redes de ensino no primeiro trimestre de 2024. Logo, os debates do seminário definirão o rumo do país em relação ao ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio. Além disso, do futuro das modalidades especiais: inclusiva, quilombola, indígena, educação do campo e educação bilíngue de surdos.

O tema principal de todos os seminários é “Educação Integral como princípio integrador e articulador das etapas e modalidades na Educação Básica”. No entanto, outros temas serão abordados nos evento. Entre eles estão os princípios, cultura, saúde, meio ambiente e ciência e tecnologia.

Assim, são chamados a participar dos seminários as redes de ensino, associações de ensino, universidades, pesquisadores e organizações da sociedade civil. Então, os interessados podem se inscrever na página do evento no portal do MEC. 

Programação

A programação completa está disponível no site do MEC. O ciclo da Região Centro-Oeste será em Cuiabá (MT), nos dias  3 e 4 de agosto e as inscrições já estão abertas no portal.

O ciclo da Região Norte será em Belém (PA) nos dias 23 e 24 de agosto;  na Região Nordeste em Recife (PE) nos dias 13 e 14 de setembro; depois na Região Sul em Porto Alegre (RS) no dias 27 e 28 de setembro; e encerra na Região Sudeste em Diadema (SP) nos dias 4 e 5 de outubro. 

A conferência de abertura com o tema “Passado, presente e futuro da Educação Integral” terá transmissão pelo canal do MEC, no dia 1º de agosto, às 19h. E a conferência de encerramento será no dia 9 de outubro, às 19h, com o tema “Educação Integral como política de direitos para as infâncias e adolescências brasileiras”.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade.

Leia mais: