Sagres em OFF
Rubens Salomão

Meirelles troca MDB por PSD e pretende disputar vaga para o Senado por Goiás

Depois de voltar ao MDB para disputar a presidência da República em 2018, o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confirmou neste fim de semana novo retorno em sua carreira política. O anapolino se filiou ao PSD, partido a que ficou filiado por mais tempo: foram sete anos entre 2011 e 2018, agora com o objetivo de se candidatar ao Senado por Goiás na próxima eleição de 2022, quando uma vaga estará em disputa.

“Fui convidado a voltar ao PSD, partido do qual sou um dos fundadores.  Decidi aceitar. Voltei ao partido para construir uma agenda social democrata, que é o que o país precisa neste momento”, afirmou Meirelles. Antes de fundar o PSD, Meirelles se apresentou para projeto ao governo Goiás pelo PMDB, entre 2009 e 2011, mas não chegou a ser candidato na eleição de 2010. A estreia na política ocorreu em 2002, quando foi eleito deputado federal pelo PSDB, mas não chegou a assumir o cargo parlamentar porque preferiu aceitar convite do ex-presidente Lula e assumir a presidência do Banco Central.

Ouça a coluna Sagres em Off:

A filiação de Meirelles ocorreu na casa do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em São Paulo, e a ficha foi abonada pelo senador Vanderlan Cardoso e pelo deputado federal Francisco Junior, que parlamentares do partido por Goiás.

Ao cargo

O governador Ronaldo Caiado dá posse ao ex-prefeito de Goianésia, Renato de Castro, no cargo de presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego). O evento será realizado às 9h, no Salão Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas. Ele substitui Hugo Cunha Goldfeld.

Ritmo lento

A reforma administrativa, que serviria para atender aliados conhecidos e ampliar a base caiadista para 2022, ainda não se concretizou e o Palácio aponta que, até agora, foram realizadas apenas mudanças pontuais. Ainda para esta semana, está prevista a nomeação de Henderson Rodrigues na Secretaria de Esporte. O nome foi indicado por Armando Vergílio, do Partido Solidariedade, há três semanas.

Amigos em comum

O PSDB perdeu importante voz de oposição ao governo de Ronaldo Caiado no interior do estado. Em visita a Iporá, o governador fechou “aliança de paz e prosperidade” com o prefeito reeleito na cidade, Naçoitan Leite. O tucano abandonou as críticas e ataques a Caiado e afirma que o deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos) e o senador Vanderlan Cardoso (PSD) foram os responsáveis pela conciliação.

Definição

“Eu quero manifestar o meu apoio irrestrito a vossa excelência no Estado de Goiás a partir de hoje”, afirmou Naçoitan. “É uma conjuntura de amigos do Caiado que são meus amigos e eu não posso dar prejuízo para a minha população por causa de uma birrinha entre eu e o Caiado”, declarou.

Festas armadas

Depois de denunciar a compra supostamente superfaturada de cerveja e picanha pelas Forças Armadas, o deputado federal goiano Elias Vaz (PSB) divulgou novos processos identificados no Painel de Preços do Ministério da Economia. Desta vez, o parlamentar verificou a compra de 9.748 quilos de filé de bacalhau e 139.468 quilos de lombo de bacalhau para as Forças Armadas.

Mais lidas:

Leia também: