Sagres em OFF
Rubens Salomão

Mendanha deixa MDB e diz que “estará à disposição para ser candidato a governador”

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, confirmou a saída do MDB durante transmissão realizada na noite desta terça-feira (28), pelas redes sociais. O prefeito retoma críticas ao processo de consulta a diretórios e comissões provisórias, liderado pelo presidente do partido, Daniel Vilela, que resultou em aprovação, por maioria, da adesão ao governo de Ronaldo Caiado (DEM) e aliança para a disputa da eleição estadual de 2022.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Segundo Mendanha, o processo não conversou com todos os emedebistas no estado. “O Daniel é um amigo e seu que neste momento talvez vai existir um afastamento. Eu espero que possa passar esse período e que em breve nós possamos estar juntos novamente”, disse. Apesar de evitar críticas diretas a Daniel Vilela, Gustavo aponta que continuar no MDB seria “trair aquilo que sempre defendi”. “Não consegui ir ao encontro de quem eu combati”.

O prefeito de Aparecida confirma a possibilidade de efetivar candidatura ao governo estadual, em oposição a Caiado e Daniel. “Pretendo conversar com todo mundo para que nós possamos, pelo bem do estado de Goiás, construir um projeto. E o que você vai ser? Bom, eu quero ser um soldado. Se lá no futuro, as forças políticas que nós estivermos unindo definirem pelo meu nome, meu nome estará à disposição do povo goiano para ser candidato a governador”.

Carta

O ofício para desfiliação de Mendanha ocorre por meio de carta endereçada a Tarcísio Francisco dos Santos, presidente do partido em Aparecida de Goiânia. No texto, o prefeito escreve: “Não posso me calar e aceitar que o MDB seja cúmplice do governo mais autoritário da história de Goiás no século 21”.

Futuro

Mendanha adianta conversas com possível aliados para o grupo de oposição em 2022, mas pretende utilizar o tempo que tem, até o início de abril, para definir a nova filiação. Até agora, tem diálogos avançados com Republicanos, PL, Podemos e PSC.

Possibilidades

O deputado federal e presidente regional do Podemos, José Nelto, afirma à coluna que ainda não há qualquer definição sobre troca no comando partido, depois de reunião na última semana entre Gustavo Mendanha e a presidente nacional da sigla, Renata Abreu. “Conversar todo mundo pode, mas não sei de qualquer mudança”, afirma.

Cenário

Diante da aliança executado por Ronaldo Caiado com o MDB, sem a consulta a aliados, José Nelto não garante que disputará a reeleição em chapa aliada ao Palácio das Esmeraldas. O deputado prefere, assim como outros governistas, aguardar a evolução do cenário até a janela partidária e observa a formação de chapas da oposição, em torno de Mendanha.

(Foto: Marcos Kennedy)

Ética e honra

Em processo de digestão, alguns dias depois da confirmação de que não será vice de Caiado em 2022, o atual vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania) homenageou o ex-prefeito Nion Albernaz e citou “ética e honra”. Em postagem, o ex-deputado estadual publicou vídeo com declaração do ex-prefeito de Goiânia, falecido em 2017: “O meu compromisso de servir ao próximo, seja na vida pessoal ou profissional, sempre foi marcado pela ética e honra.”

Reação

Na legenda, Lincoln declarou: “Nesse mês, completam quatro anos do falecimento do ex-prefeito Nion Albernaz. Um grande gestor e trabalhador por Goiânia, um exemplo de político e de compromisso com seus eleitores, cujo legado é inesquecível para todos nós.

Provocação

Empresário fiel em ao presidente Jair Bolsonaro, Luciano Hang divulgou um vídeo nas redes sociais em que aparece algemado e afirma que irá entregar uma chave a cada senador da CPI da Covid para que possam prendê-lo se não aceitarem suas respostas no depoimento.

Agenda

O empresário deve falar à CPI nesta quarta-feira (29). O depoimento foi aprovado pelos senadores na semana passada e é muito aguardado pela oposição à gestão de Jair Bolsonaro.

Mais lidas:

Leia também: