Após dois meses da campanha nacional de vacinação contra a Influenza, a coordenadora de Ações em Imunizações da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), Alessandra do Socorro Santana, disse que a procura pelo imunizante no Estado é baixa.

A meta da pasta é vacinar 95% da população que faz parte dos grupos de risco. No entanto, apenas 18,3% das crianças de 6 meses a 4 anos tomaram a dose da vacina. Além disso, a taxa de cobertura dos idosos é de 39% e trabalhadores da saúde, 40%, de acordo com os dados da SES-GO.

“Estamos na campanha contra a Influenza desde o dia 4 de abril e já entramos na segunda etapa da vacinação, em que mais grupos entram nessa fase. Mesmo assim nossas coberturas estão muito baixas. Está havendo uma pequena procura da população”, afirma Alessandra em entrevista à Sagres.

A coordenadora alerta que a Influenza é tão grave como a Covid-19 e ainda acrescenta que as pessoas imunizadas contra gripe em 2021, deve tomar a vacina novamente este ano, pois ela é capaz de cobrir novas cepas, como a H3N2.

“As pessoas que tomaram a vacina no ano passado, estão em risco esse ano. Há outras cepas circulando que também causam a Influenza, pode se agravar e causar óbitos”, diz Alessandra.

Até maio deste ano, a SES-GO registrou 173 casos de influenza contra 229 do ano passado inteiro. Em 2020, foram 64 casos, apontam o levantamento da SES.

A campanha nacional de vacinação contra influenza e sarampo começou dia 04 de abril e segue até o dia 03 de junho. Com relação a influenza, 169.815 pessoas receberam a dose de imunização em Goiás até o final do mês passado. A previsão de 2 milhões 395 mil pessoas a serem vacinadas.

“A vacina está disponível em todos os mais de 900 salas da vacina em todos os municípios de Goiás”, informa Alessandra.

Leia mais: