A Semana Municipal da Diversidade, da Prefeitura de Goiânia, ocorrerá pela primeira vez na história e será celebrada de 17 a 24 de junho. Nesse sentido, essa iniciativa faz parte do Circuito Cultural Goiânia Todas as Cores, que celebra o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+.

Sendo assim, durante a programação, haverá uma variedade de atividades, incluindo oficinas, peças de teatro, shows de stand-up e atrações musicais. Além disso, essas atrações foram cuidadosamente selecionadas para proporcionar entretenimento e promover a diversidade, a inclusão e o respeito à comunidade LGBTQIAPN+. “A cidade é um ambiente de todos e deve abraçar a todos. Goiânia é uma cidade multicultural, viva e pulsante”, afirma o prefeito Rogério Cruz.

De acordo com a prefeitura, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) é responsável pela organização do evento, que está sendo realizado no âmbito do Circuito Cultural Goiânia Todas as Cores. De acordo com Adriano Ferreto, superintendente LGBTQIAPN+ de Goiânia, o objetivo principal do evento é conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito à diversidade. “É um evento importante porque inclui grupos minoritários e muitas vezes marginalizados dentro dos programas públicos municipais”, diz Adriano Ferreto.

Programação

Nesse sentido, durante os oito dias de programação, o evento contará com uma variedade de atividades, incluindo oficinas de vogue, perucas e maquiagem, peças de teatro com temáticas LGBTQIAPN+, apresentações humorísticas, artísticas e musicais.

Sendo assim, Zander Fábio, secretário municipal de Cultura, ressalta que o evento busca promover a participação de artistas locais, valorizando o talento e a criatividade presentes na cidade de Goiânia. “Estamos estimulando a democracia cultural na nossa cidade. O Circuito Cultural Goiânia de Todas as Cores é um exemplo disso. Os artistas que estão na programação trabalham, vivem da arte e fazem ela acontecer em Goiânia”, pontua.

Além disso, o ponto culminante da Semana Municipal da Diversidade será no domingo, dia 25 de junho, com a realização da 28ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Goiânia. Sendo assim, este ano, o tema escolhido é “Transfobia Mata! Acolher, Proteger, Respeitar!”. Nesse sentido, a parada representa uma importante manifestação de apoio à diversidade e de combate à discriminação.

Logo após a parada, terá uma participação especial de Kaya Conky, cantora do meio LGBTQIAPN+. Além disso, essa celebração artística busca unir as pessoas em um ambiente de festividade, alegria e respeito, promovendo uma mensagem de inclusão e aceitação. De acordo com a expectativa, aproximadamente 40 mil pessoas podem comparecer ao evento.

Programação

Domingo (11/06)
Atração: Cabaré Das Divas
Horário: 19h
Local: Teatro Goiânia

Sábado (17/06)
Atração: Oficina Bem Sapatona-Trans-Viada
Horário: 19h

Atração: Troupe do Jú Remember
Horário: 20h
Local: Cine Goiânia Ouro

Domingo (18/06)
Atração: Stand’Drag com Victor Baliane
Horário: 19h
Local: Cine Goiânia Ouro

Segunda-feira (19/06)
Atração: Oficina de Vogue, com Lara Precious
Além disso: Peça Vida Viada, com Nunna Queer
Horário: 19h
Local: Cine Goiânia Ouro

Terça-feira (20/06)
Atração: Peça Fácil Dizer Não, com Zé Mário
Além disso: Peça Chá Para Duas, com Sarita Brega e Chique e Condessa Valéria Vaz
Show: Oficina de Peruca, com Vaiola Viola
Horário: 19h
Local: Cine Goiânia Ouro

Quarta-feira (21/06)
Atração: Oficina de Maquiagem com Donatella Vergara
Atração: Shows com Allek Porto, Lizz Miranda e Raquel Resillience
Horário: 19h
Local: Cine Goiânia Ouro

Quinta-feira (22/06)
Atração: Oficina de Figurino com Ashley Cruz
Atração: Show das Cores com Capitão Greg, Tynna Riquê, Sheldon e Ottair
Horário: 19h
Local: Cine Goiânia Ouro

Sexta-feira (23/06)
Atração: Segunda Etapa do Drag Race, com Paola Vulcão
Atração: Tenda da Diversidade com Kira Spirandelli
Horário: 19h
Local: Beco da Codorna

Sábado (24/06)
Atração: Abertura das Queerlimpiadas feat. Queermada
Horário: 16h
Local: Beco da Codorna

Domingo (25/06)
Atração: Palco das Cores com: Lara Precious, Casa de Laroye, DJ Doug, DJ korth, Thamara e Nayanne, Kira Spirandelli, Cabrilha, Paulette Paula, Victor Baliane, Ravenna Veracity, Waysla Blond e participação especial de Kaya Conky
Horário: 18h
Local: Praça Cívica

*Esse conteúdo está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 10 – Redução das Desigualdades

Leia mais: