A Microsoft disponibilizou a 6ª edição do Elas na IA, com turmas gratuitas de mentoria e certificação técnica para mulheres na área de tecnologia. O curso teve foco para mulheres que se identificam como cisgênero ou transgênero, de no mínimo 18 anos de idade, com ensino médio completo e interesse em atuar no mercado de tecnologia. Entretanto, as inscrições já foram encerradas.

A empresa disponibilizou as seguintes áreas: Machine Learning/Aprendizado de Máquina (ML), Inteligência Artificial (IA) e serviços de Cloud. A iniciativa é desenhada para mulheres com interesse em trabalhar com desenvolvimento de IA ou ciência de dados. Neste curso, elas poderão realizar o exame de certificação AI-900: Microsoft Azure AI Fundamentals de forma gratuita.

2ª edição do Security Girls

Outro programa da Microsoft cuja inscrições também foram encerradas é a 2ª edição do Security Girls, que traz conteúdo para as mulheres que desejam se aprofundar na área de segurança e infraestrutura de nuvem. O treinamento aborda os fundamentos de SCI (segurança, conformidade e identidade) e Microsoft Azure. As participantes aprendem na prática e podem realizar o exame de certificação SC-900: Fundamentos de segurança, conformidade e identidade.

Mulheres na tecnologia

Com o avanço da tecnologia, e, consequentemente, do metaverso, as mulheres ainda lutam para ter seus espaços no novo mundo digital. De acordo com o Infobase, em 2020, 21% das equipes de tecnologia do Brasil não havia uma mulher. Entretanto, nesse mesmo ano, a contratação de mulheres aumentou 12%.

No Brasil, a SuperGeeks, escola de programação e robótica para crianças e adolescentes, é a única escola do país a ter um espaço no metaverso para interagir com os alunos e que conta com uma liderança feminina. Vanessa Ban, formada em Letras, fundou a SuperGeeks em 2014 ao lado de seu marido, Marco Giroto.

Desde 2019, a empreendedora se mantém como CFO (diretora financeira, na sigla em inglês). No mesmo ano, Cássia Ban assumiu o cargo de CEO (diretor executivo) deixado por Marco Giroto. A terceira mulher a assumir cargo de liderança ocorreu em 2022: Tatiana Shiozaki. Pós-graduada em Gerenciamento de Projetos, ela aceitou o desafio de ajudar no crescimento da marca no Brasil e no exterior, assumindo o cargo de COO (diretor de operações) da SuperGeeks no país.

Escola de robótica

Na escola de robótica, elas reforçam a importância do metaverso e da educação infantil, principalmente para as meninas.

Mas e o papel das mulheres neste cenário em 2022? Segundo o relatório de junho de 2022 da McKinsey sobre a atuação das mulheres no metaverso e no setor de tecnologia, elas ainda representam uma minoria na economia nesse setor, tanto como empreendedoras quanto nos papéis de CEO no espaço do metaverso. Esse espaço ainda é reservado aos homens.

“Não se trata de exclusividade do metaverso, mas sim da área de tecnologia como um todo. As mulheres são minoria nas carreiras de exatas. Não se sabe exatamente o motivo, mas acredito que possa ser cultural”, destacou Cássia Ban.

Leia mais