A escritora Ana Lúcia Machado lançou o seu novo livro infantil: Mimi, a Minhoca Sonhadora. A educadora é reconhecida por pesquisar cultura da infância, aprendizagens ao ar livre e a arte e brinquedos com elementos naturais. Assim, nesta recente obra, a autora conta a história de uma minhoca que sonha em encontrar um jeito diferente de ser e estar no mundo. 

Mimi experimenta novas formas de conhecer o mundo através da terra. Assim, o livro estimula a imaginação e o amor pela natureza. Mas também auxilia a fase inicial de letramento de forma lúdica, com desenho de formas para o desenvolvimento do movimento das mãos e da escrita.

O livro também mostra a importância das minhocas na limpeza do solo e no crescimento das plantas. Além disso, ressalta a importância de aprender sobre a natureza desde a infância, com temas como preservação do meio ambiente.

“Incentivar o apreço pela natureza por meio da leitura e contação de histórias na infância, é despertar o amor pelo mundo natural, é formar cidadãos que verdadeiramente se importarão com a preservação do meio ambiente na vida adulta” afirmou Ana Lúcia.

O livro

A descrição da história diz que “Mimi é uma minhoca inquieta e insatisfeita que sonha encontrar um jeito diferente de ser e estar no mundo. Mexendo-se de várias maneiras na terra, experimenta novas formas e acaba por unir suas extremidades rolando pelo mundo como um tatu bola. Ao bater numa pedra percebe sobre si uma espiral que a transforma em um caracol. Quantas formas diferentes Mimi experimentará até se sentir satisfeita? Você vai se surpreender com as transformações da Mimi.”

É assim que Machado utiliza metáfora do universo lúdico para ativar o  imaginário da criança. A intenção da autora é que o livro provoque “o olhar das crianças, professores e pais para o mundo natural que nos cerca, ressaltando a natureza como território potente de aprendizagem e educação ambiental.”

A autora destaca que sua obra facilita o aprendizado da escrita e contribui para o letramento, estimula o desenvolvimento das mãos, ato necessário para a escrita, incentiva a relação da criança com a natureza e traz a importância da educação ambiental.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU); Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade.

Leia mais: