Um grupo de estudantes de graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que faz parte do projeto de extensão universitária Grupo Mercado Financeiro (GMF) tem ministrado, a partir do segundo semestre de 2022, um curso de educação financeira para os moradores da comunidade da Vila Prudente, em São Paulo.

Essa iniciativa é uma parceria com a Arca, uma organização da sociedade civil de origem francesa que atua há mais de 20 anos na região. Além disso, a Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) credencia o curso de educação financeira. No último dia 29 de junho, ocorreu a cerimônia de formatura da segunda turma, com a presença de alguns dos 14 alunos responsáveis pela iniciativa.

Estudantes de graduação de diferentes cursos da Unicamp fundaram o GMF há 11 anos e já possuía experiência em oferecer cursos para a comunidade acadêmica no campus de Barão Geraldo, em Campinas. No entanto, decidiram expandir suas atividades e, assim, o curso oferecido na Vila Prudente é o primeiro resultado dessa estratégia.

Papel social

Rodrigo Lanna, professor do Instituto de Economia (IE) e supervisor do GMF, destaca o impacto positivo dessa iniciativa. “Esse é um projeto de extensão com ‘E’ maiúsculo. Nele, os alunos da Universidade não estão olhando para si, estão olhando para um terceiro que está fora da Universidade”, explica.

Além disso, de desempenhar um papel significativo no âmbito social, o GMF tem se estabelecido como um canal altamente eficaz para aqueles que desejam adentrar no mercado financeiro. “É comum ex-alunos que integraram o projeto contratarem estudantes daqui”, destaca Lanna.

O grupo, cujo foco está na capacitação em finanças e na estreita colaboração entre a Unicamp e o mercado financeiro, não apenas oferece cursos abrangentes (ministrados pelos próprios estudantes), mas também organiza anualmente a Semana do Mercado Financeiro, um evento destacado que conta com a presença de representantes de renomados fundos internacionais de investimento. “Na pandemia, seus cursos foram bastante procurados, tendo formado turmas de mais de cem alunos”, complementa.

Democratização

Lanna destaca que a proposta visa promover a democratização do acesso à educação financeira. Sendo assim, todo o material utilizado no projeto foi desenvolvido, fornecido e elaborado pelo grupo, com base nas necessidades da comunidade e nos conhecimentos adquiridos pelos estudantes da Unicamp durante suas atividades de ensino.

“Priorizamos o que vai impactar no dia a dia deles para tentar oferecer, depois, opções para que consigam tomar decisões sozinhos”, ressalta a aluna de economia Laura Ramos. Ela é responsável por coordenar os projetos sociais do GMF. “Essa segunda turma do curso teve 25 moradores, com idades entre 16 e 60 anos. Tivemos 100% de assiduidade nas aulas, do começo ao fim”, completa.

Nesse sentido, o programa do curso está estruturado em três principais áreas: orçamento familiar, empréstimos e reserva de emergência. Então, o curso começa com a apresentação de conceitos básicos e todas as aulas são focadas em atividades práticas. Sendo assim, para abordar assuntos complexos, como endividamento e crédito rotativo do cartão, os exemplos são situações do dia a dia. “Incentivamos a participação dos alunos, pedindo para darem exemplos, porque essa interação ajuda a se lembrarem [do que foi ensinado] e a se sentirem incluídos no processo”, pontua Victoria Antonello, aluna de economia do IE.

Do mesmo modo, Caio Rehder, estudante de engenharia elétrica e presidente do GMF, destaca que essa contribuição enriquece o aprendizado e o complementa de forma significativa. “Quem mais compartilha são os que têm 55, 60 anos. Eles têm muita experiência de vida e constantemente trazem exemplos para serem discutidos. Sempre tiramos alguma coisa dali”, revela.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

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