Com alguns projetos protocolados na Câmara Federal em setembro de 2021, um movimento deseja comprometer candidatos a tributar os chamados super-ricos. O auditor fiscal da Receita Federal, Dão Real Pereira dos Santos, explicou os objetivos do movimento em entrevista ao Sagres em Tom Maior desta terça-feira (04).

“O sistema tributário no Brasil é marcado por sua regressividade, o que significa dizer que ele é muito mais caro para os mais pobres, que pagam muito mais tributos do que os mais ricos, proporcionalmente à renda de cada um. Isso se deve porque a maior parte da nossa carga tributária vem dos tributos que incidem sobre o consumo e a menor parte sobre renda e patrimônio”, destacou.

Dessa forma, Dão Real afirmou que, para tributar quem tem mais capacidade econômica e recurso, é necessária uma modificação do sistema tributário. “Esse é o norte principal da campanha tributar os super-ricos, sobretudo agora, neste momento em que vivemos um período de pandemia, crise econômica, aumento de desemprego, mas ao mesmo tempo é um período de aumento de riquezas concentradas”, explicou.

Confira a entrevista na íntegra:

Leia mais: