Uma das estações ferroviárias da linha da Ferrovia Centro Atlântica (antiga Goyaz), mais próximas a Goiânia é a de Bonfinópolis. O local poderia ser um ponto de memória na ferrovia, onde presente, passado e futuro se encontrariam. No entanto, após a desativação da estação, o espaço sofre com a ação de vândalos e marginais. O Município assumirá a restauração do local e a intenção é de torná-lo um ponto turístico.

A estação está em situação bastante precária. Paredes pichadas, telhado danificado, madeiramento podre, vidros quebrados compõem o cenário do descaso e do abandono. O prédio inaugurado em 7 de setembro de 1950, pode ter um novo capítulo na sua história, a partir da reforma do local.

Estação Ferroviária de Bonfinópolis. Foto: Arquivo Pessoal- Samuel Straioto

A informação foi destacada pelo prefeito de Bonfinópolis, Kelton Pinheiro, em entrevista à Sagres nesta quinta-feira (23). O gestor ressalta que desde o início da sua gestão, há quase seis anos, já tentou diferentes tratativas, por exemplo, com a concessionária VLI, responsável pela ferrovia, assim como no Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), que não tem disponibilidade orçamentária para a recuperação.

“Tomamos a iniciativa de fazer um projeto arquitetônico da restauração do prédio, foi doado pela arquiteta Silvana que trabalha na Agehab, já passou pelo Iphan e entende sobre patrimônio público”, relatou.

Com o fim da Rede Ferroviária Federal, a partir da sua liquidação e extinção entre o final da década de 90 até o ano de 2007, a linha ficou a cargo da concessionária ferroviária, hoje a VLI. Já a estação é um patrimônio da União. Por isso, uma reforma desse tipo de prédio depende de autorização federal.

Isso já aconteceu em alguns pontos da antiga Goyaz, por exemplo, na cidade de Catalão, no sudeste do estado.

Declaração foi concedida no Sinal Aberto Segunda Edição desta quinta (23)

O prefeito disse que agora o trabalho é de levantar os custos para execução do projeto e que o Executivo pretende encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei para leiloar uma área e com o recurso arrecadado dar início não só na obra de restauração da Estação, mas também em um complexo turístico.

“De posse desse projeto arquitetônico, encaminhamos a uma equipe de engenharia para fazer cálculos sobre o custo deste projeto e o Município enviou um projeto de lei à Câmara para leiloar um terreno e com recursos vamos começar, dar início a restauração deste prédio, entendemos que não só pelo valor cultural, mas também pelo viés de desenvolvimento econômico do município”, relatou o prefeito.

Estação Ferroviária de Bonfinópolis- Foto: Arquivo Pessoal- Samuel Straioto.

De acordo com Kelton Pinheiro, a ideia é de fazer com que Bonfinópolis seja considerado com o “Portal de Entrada da Estrada de Ferro”. Segundo o gestor, a intenção é de avançar as ações de construção do complexo ainda na gestão dele.

“A gente pretende reformar o prédio, urbanizar essa área no entorno da estação e criar um complexo turístico na região da Estrada de Ferro. Ano passado nós construímos uma réplica da Maria Fumaça e instalamos às margens da rodovia da cidade e queremos assumir o título de portal de entrada da Estrada de Ferro. Queremos deixar bastante avançado na nossa gestão esse complexo turístico”, finalizou.