Após quatro resultados positivos nas últimas rodadas do returno do Campeonato Brasileiro, o Goiás voltou a ser derrotado na última segunda-feira (21), diante do Corinthians, em São Paulo (SP). Com o resultado, a equipe mais uma vez caiu para a última colocação – posição que já ocupou por 18 das 26 rodadas do torneio.

Com partidas até o final do Brasileirão, o time esmeraldino precisa tirar uma diferença de oito pontos para o primeiro colocado fora da zona de rebaixamento para evitar o descenso – neste momento, o Bahia, com 28, enquanto os goianos têm 20. Portanto, os próximos jogos, contra Sport, que tem 29 pontos, e Coritiba, com 21, são tratadas como decisões.

A primeira ‘final’ será neste sábado (26), a partir das 19h, diante dos pernambucanos na casa alviverde, no estádio Hailé Pinheiro, pela 27ª rodada da Série A. No primeiro turno, com um pré-jogo recheado de polêmicas nos bastidores da Serrinha, vitória rubro-negra por 2 a 1, em Recife (PE). A partida terá transmissão do Sistema Sagres de Comunicação.

Goiás

Sem tempo para descanso durante as festividades de Natal, inclusive com treino na tarde da última sexta-feira (25), os comandados de Augusto César e Glauber Ramos buscam uma reação imediata. Em confrontos diretos na luta contra o rebaixamento, a equipe ainda não teve vitórias: empates com Coritiba, Bahia, Botafogo e Vasco da Gama, além de derrotas para Sport e Red Bull Bragantino.

Sem maiores desfalques para esta noite, a comissão técnica conta com os retornos dos líderes Fábio Sanches e Ariel Cabral. Na zaga, Iago Mendonça é o favorito para seguir, enquanto Miguel Figueira, criticado após falha no último jogo, pode perder um lugar no time para Douglas Baggio, que agradou atuando no setor. Vinícius Lopes também corre por fora por um espaço na formação.

Sport

Depois de uma sequência negativa, com quatro derrotas consecutivas, o ‘O Leão da Ilha’ se recuperou ao bater o Coritiba e empatar com o Grêmio, ambos os jogos dentro de Recife. Agora fora de casa, os rubro-negros pernambucanos buscam novo triunfo em confronto direto para se distanciar da zona de descenso – a vantagem é de apenas um ponto para o Vasco, que ainda tem um jogo a menos.

Para esta noite, o treinador Jair Ventura conta com o retorno do lateral-esquerdo Sander, enquanto o meia-atacante Jonatan Gómez e o atacante Hernane não foram convocados. A maior ausência é a de Leandro Barcia, que chegou a negociar em setembro um retorno ao Goiás. Fora do gramados pelos próximos seis meses, o uruguaio se recupera de cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado do joelho direito.

Campeonato Brasileiro da Série A – 27ª rodada

26 de dezembro de 2020 (sábado)
Atlético Mineiro x Coritiba – 17h – Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Fortaleza x Flamengo – 19h – Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Fluminense x São Paulo – 21h – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

27 de dezembro de 2020 (domingo)
Bahia x Internacional – 16h – Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Botafogo x Corinthians – 16h – Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Athletico Paranaense x Vasco da Gama – 18h15 – Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Palmeiras x Red Bull Bragantino – 18h15 – Allianz Parque, São Paulo (SP)
Santos x Ceará – 18h15 – Vila Belmiro, Santos (SP)
Grêmio x Atlético Goianiense – 20h30 – Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)

Ficha técnica: Goiás x Sport

Data e horário: 26 de dezembro de 2020 (sábado), às 19h
Local: estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)

Arbitragem

Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Helton Nunes (SC)
Quarto árbitro: Eduardo Tomaz (GO)
Árbitro de vídeo: Marcio Henrique de Góis (SP)

Prováveis escalações

Goiás: Tadeu; David Duarte, Fábio Sanches e Iago Mendonça (Heron); Shaylon, Breno, Ariel Cabral, Douglas Baggio (Miguel Figueira) e Jefferson; Fernandão (Vinícius Lopes) e Rafael Moura. Treinador: Augusto César e Glauber Ramos

Sport: Luan Polli; Patric, Iago Maidana, Adryelson, Júnior Tavares (Sander); Marcão e Ronaldo Henrique (Ricardinho); Lucas Mugni, Thiago Neves e Marquinhos; Dalberto. Treinador: Jair Ventura