Com quatro meses de atraso, Goiás e São Paulo enfim se enfrentarão no estádio Hailé Pinheiro em partida válida pela 1ª rodada da Série A. Originalmente, o jogo estava marcado para 9 de agosto, porém acabou adiado por conta do surto de covid-19 no elenco esmeraldino. No confronto válido pelo returno, há um mês, os tricolores venceram no Morumbi. A partida desta quinta-feira (3) acontece a partir das 19h.

Goiás

Na última posição do Brasileirão, o Goiás tem 16 pontos em 22 jogos. Depois da dupla Augusto César e Glauber Ramos iniciar conquistando quatro de seis pontos disputados contra Palmeiras e Fortaleza, o time voltou a ser derrotado na última segunda-feira (30), em outro jogo atrasado, diante do Grêmio. Em Goiânia, os esmeraldinos não vencem os tricolores desde 2014 – derrotas em 2015 e 2019.

Para esta noite, a comissão técnica terá que contornar muitos desfalques. Seguem indisponíveis o zagueiro Chico, o meia Daniel Bessa e os atacantes Douglas Baggio e Victor Andrade, todos com problemas musculares, assim como Vinícius Lopes, artilheiro da equipe na Série A, que sofreu lesão parcial no ligamento colateral do joelho direito. Enquanto isso, muitos outros atletas já estão fora dos planos.

Na última partida, o lateral-direito Taylon saiu lesionado e o volante Ariel Cabral teve um pequeno problema. Enquanto o argentino ainda está cotado para ser titular, Miguel Figueira é ausência certa: assim como o zagueiro David Duarte, está suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Além deles, soma-se o meia-atacante Shaylon, uma vez que pertence ao São Paulo. Já Keko Villalva, que tem situação contratual indefinida, pode não ser utilizado.

Com tantos problemas, Augusto e Glauber mudarão inclusive o sistema tático. Como no segundo tempo contra o Grêmio, o time atuará em um 3-5-2, com Iago Mendonça e Heron ao lado de Fábio Sanches no trio de zaga, enquanto Ratinho e Rodrigues serão os alas. No centro do campo, Breno e Ariel Cabral devem ter a companhia de Gustavo Blanco, livre de desconforto muscular, embora Henrique Lordelo também seja uma opção. No ataque, Fernandão acompanha João Marcos, em processo de renovação.

São Paulo

Na outra ponta da tabela, os são-paulinos buscam uma vitória nesta noite para assumir a liderança de forma isolada. Hoje no segundo lugar, com 41 pontos em 21 jogos, o São Paulo carrega uma invencibilidade de 14 jogos no Brasileirão, sendo ainda o time de melhor aproveitamento (65,1% em 21 jogos), além de menos derrotas (2) e gols sofridos (20). Em novembro, os tricolores não perderam nenhum dos nove jogos disputados.

Para a partida desta quinta-feira, o treinador Fernando Diniz conta com os retornos dos zagueiros Bruno Alves, que estava isolado de forma preventiva após ter tido contato com alguém com covid-19, e Diego Costa, suspenso no último jogo. Ambos são considerados os titulares em condições normais, porém o equatoriano Robert Arboleda agradou recentemente e deve seguir na formação tricolor.

Sem contar apenas com o zagueiro Walce e o volante Liziero, ausentes por lesões graves há vários meses, Fernando Diniz tem todos os demais jogadores à sua disposição, sem novos lesionados e suspensos. Concentrado somente no Campeonato Brasileiro, não há expectativa de rotação na escalação e os principais atletas deverão ser titulares.

Campeonato Brasileiro da Série A – 1ª rodada

8 de agosto de 2020 (sábado)
Fortaleza 0-2 Athletico Paranaense – 19h – Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Coritiba 0-1 Internacional – 19h30 – Couto Pereira, Curitiba (PR)
Sport 3-2 Ceará – 21h – Ilha do Retiro, Recife (PE)

9 de agosto de 2020 (domingo)
Flamengo 0-1 Atlético Mineiro – 16h – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Santos 1-1 Red Bull Bragantino – 16h – Vila Belmiro, Santos (SP)
Grêmio 1-0 Fluminense – 19h – Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)

30 de setembro de 2020 (quarta-feira)
Botafogo 1-2 Bahia – 21h30 – Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Corinthians 0-0 Atlético Goianiense – 21h30 – Neo Química Arena, São Paulo (SP)

Adiados (a definir)
Palmeiras x Vasco da Gama – Allianz Parque, São Paulo (SP)

Ficha técnica: Goiás x São Paulo

Data e horário: 3 de dezembro de 2020 (quinta-feira), às 19h
Local: estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)

Arbitragem

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos (RN) e Vinícius Melo de Lima (RN)
Quarto árbitro: Breno Souza (GO)
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

Prováveis escalações

Goiás: Tadeu; Iago Mendonça, Fábio Sanches e Heron; Ratinho, Gustavo Blanco (Henrique Lordelo), Ariel Cabral, Breno e Rodrigues; João Marcos e Fernandão

São Paulo: Tiago Volpi; Juanfran, Robert Arboleda (Diego Costa), Bruno Alves e Reinaldo; Luan; Gabriel Sara, Daniel Alves e Igor Gomes; Luciano e Brenner