OPINIÃO TÉO JOSÉ

O Estádio Serra Dourada, que já foi considerado por muitos o mais bonito do Brasil e também por ter o melhor gramado do país, está hoje completando 46 anos de idade. Eu me lembro muito bem da sua inauguração quando um combinado dos times de Goiás venceu a Seleção Portuguesa por 2 a 1 e Lincoln, Leão da Serra, centroavante do Goiás, marcou o primeiro gol brasileiro do Serra Dourada.

Nos últimos tempos, diria que os últimos três governadores e um que está passando agora, o Estádio Serra Dourada foi esquecido. Uma ‘maquiagem’ por último foi feita pelo Goiás e tivemos outras duas ou três ‘maquiagens’. Ou seja, há cerca de 25 anos que o Serra Dourada está largado, dos 46 anos eu diria que ele foi bem cuidado a metade da sua vida e depois largado.

Lógico que não sou insensível, idiota e burro de pedir obras neste momento quando a saúde do nosso estado é que precisa de todos os olhos no combate à pandemia, em dar melhores condições de saúde a nossa população, e não pensar em esporte neste momento.

Mas eu falo isso num pensamento a longo prazo. O Serra Dourada ficou o ano todo sem ter jogos, agora pode ser que tenha um jogo ali e outro ali por necessidade, o gramado me parece em boas condições, mas o estádio realmente está detonado.

Os mais interessados que são os clubes, resolveram ir por outro caminho, construindo suas próprias casas. Concordando ou não, eu continuo afirmando: o estádio de futebol do estado de Goiás chama-se Serra Dourada.

Estádio Serra Dourada (Foto: Rafael Bessa/Sagres Online)

Eu espero que as pessoas responsáveis -falando agora do Governo Estadual porque os clubes já perderam o interesse pelo Serra- possam ter um plano de futuro para o Serra Dourada, que até mesmo seja entregar para a iniciativa privada. Se isso acontecer, porém, que seja de uma forma séria e principalmente muito transparente, mas do jeito que está é realmente muito triste. No dia que ele faz 46 anos da idade nós não temos absolutamente nada a comemorar.

Repito para não ser mal interpretado: neste momento não se pode fazer nada, a não ser planos para o futuro ou entregar para a iniciativa privada. O Governo tem que se preocupar com a saúde do povo e com a pandemia, mas existem muitos órgãos que estão parados, que nem um planejamento para o futuro fazem com relação ao Serra Dourada. A iluminação está em uma licitação tem tempo, e até agora nada.

Que esperem mais um pouco, vamos pensar na saúde, mas que a gente não se esqueça da forma como há muito tempo está esquecido o Serra Dourada.