O Vila Nova ainda anunciou oficialmente, porém o atacante Francis, de acordo com informações do repórter Paulo Massad, já treina nas estruturas do clube colorado. O jogador de 30 anos atuou nesta temporada pelo Botafogo-SP e por último estava vinculado ao CSA-AL, onde não chegou a entrar em campo em partidas oficiais.

Com experiência internacional por Albirex Niigata-JAP e Vitória de Guimarães-POR, teve destaque por clubes do interior paulista. Além do Botafogo de Ribeirão Preto, clube pelo qual defendeu por cinco oportunidades e foi revelado profissionalmente, também chamou atenção pelo São Bento, onde marcou sete gols em 15 jogos na Série B de 2018.

Ponta, Francis chega para um setor que já conta com Lucas Silva, Talles, Gilsinho, Rodrigo Alves e Caíque, além dos centroavantes Henan, Rafhael Lucas, Richard Salinas e Anderson. Na Série C, o Vila Nova segue com o setor ofensivo questionado: em oito rodadas, foram apenas sete gols marcados, dos quais quatro foram de atacantes.

Opinião dos comentaristas

Evandro Gomes destacou que “entendo que atacante é sempre uma posição que qualquer clube precisa, e o Vila não tem um ataque tão competente. Os jogadores que atuam pelos lados, tanto o Lucas Silva quanto o Talles, não estão jogando bem. O Francis é um jogador experiente, e acredito que seja uma contratação muito parecida com a do Henan. Contratar por contratar não é a melhor solução, mas, se for um jogador cujo o treinador conhece, acredito que é uma boa, principalmente pela experiência”.

José Carlos Lopes, por outro lado, ponderou que “quando o Vila Nova permaneceu com Lucas Silva e Talles no elenco e contratou Rafhael Lucas e Henan, imaginei que o problema do ataque estivesse resolvido, mas não foi o que aconteceu na prática e o Henan, até agora, não desencantou. Chega o Francis, um jogador de poucos gols na carreira. O Vila está precisando de atacantes sim, e tomara que o Francis abra a sua mala de gols exatamente aqui”.

Já Tim ressaltou que “o Vila realmente estava precisando de um atacante de lado, porque Lucas Silva e Talles, os titulares, têm alternado bons e maus momentos. Mas o Vila tinha deixado bem claro que só iria ao mercado para contratar um jogador pontual, aquele que chega para realmente reforçar a equipe e ser titular. Para mim, é um jogador desconhecido, que está há muito tempo sem jogar e não é essa contratação pontual. Tomara que dê certo, mas vem apenas para compor o elenco”.