Sagres em OFF
Rubens Salomão

Desmatamento no Cerrado bate novo recorde, mas cai 57% na Amazônia

O último mês de setembro registrou o mais alto índice de desmatamento para o mesmo mês já registrado no Cerrado, com a perda de 679,7 km². O número supera a maior marca até então para o período, que era de 451,5 km², em setembro de 2018. Em relação ao mesmo mês em 2022, o crescimento foi de 149% no bioma. Na Amazônia, a destruição da floresta somou 629,3 km² em setembro, o que representa queda de 56,7% na comparação com o mesmo mês no ano passado.

Em 2022, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi atingido o número mais alto para setembro, com 1.454,7 km². Somada, a área perdida nos dois biomas no último mês foi de 1.309 km². Os dados são do Deter, sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que reúne informações para o combate ao desmate quase em tempo real, divulgados nesta sexta-feira (6). A série histórica recente do sistema tem início em 2015 para a Amazônia e em 2018 para o Cerrado.

O avanço do desmatamento no Cerrado é maior na região conhecida como Matopiba (que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Ela concentra a porção mais conservada do bioma —ao mesmo tempo, é uma nova fronteira do agronegócio. Ao contrário da Amazônia, no Cerrado o desmatamento ocorre principalmente em propriedades privadas. Um dos motivos é que, segundo o Código Florestal, no bioma é possível desmatar até 80% da área deste tipo de imóvel, ou até 65% em locais de transição para a floresta amazônica. Na Amazônia, o limite é de 20%.

desmatamento no cerrado
Foto: Desmatamento no Cerrado bate recorde para setembro em série do Inpe. (Crédito: Toninho Tavares/Agência Brasília)

No Cerrado…

O bioma é o segundo maior brasileiro e corresponde a quase um quarto de todo o território nacional (23,3%).

Queda

Já na região amazônica, os números continuam a cair mesmo na temporada de seca, quando normalmente são registrados os piores índices do ano. Desde abril, o governo federal tem destacado o aumento em ações de fiscalização. Há embargos, multas, apreensões e destruição de equipamentos usados no desmate em resposta ao crime ambiental.

Alerta

O Deter mapeia e emite alertas de desmate com o objetivo de orientar ações do Ibama e outros órgãos de fiscalização. Os resultados representam um alerta precoce, mas não são o dado fechado do desmatamento.

Sistema

Os números oficiais são de outro sistema do Inpe, o Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite), e têm divulgação duas vezes ao ano.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática; ODS 15 – Vida Terrestre; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.