Durante o evento de entrega de kits e assinatura de contratos de trabalho entre selecionados do Programa Aprendiz do Futuro e o Governo de Goiás, nesta quinta-feira (28), realizado no Teatro Rio Vermelho, em Goiânia, os jovens aprendizes da tiveram a oportunidade de conhecer três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Esses ODS’s foram disponibilizados para conhecimento dos jovens em estandes específicos sobre o tema, que integra a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável do mundo, elaborada pela ONU. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável farão parte do dia a dia dos jovens aprendizes nos cursos oferecidos pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).

Leia também: Jovens recebem tablets, material de trabalho e assinam contrato do Programa Aprendiz do Futuro nesta quinta, 28

A estudante do 9º ano do ensino fundamental, Ana Clara Martins da Costa, de 14 anos, disse que esta foi a primeira vez que teve contato com os ODS’s. “Depois da explicação, consegui entender bem mais o que é ODS. Foi criado pela ONU, em 2015, e que até 2030 a gente tem de tentar concluir todos esses 17 objetivos e melhorar a vida das pessoas e do mundo”, comentou a estudante.

Veja reportagem da Sagres:

A jovem aprendiz Lívia Naves de Oliveira, de 15 anos e que também cursa o 9º ano, afirmou que, a partir dos ODS’s, será possível construir um planeta mais sustentável. “Com esses objetivos a gente pode preservar o meio ambiente, o nosso planeta, e viver em um mundo melhor”, apontou Lívia.

Leia também: ONU: adaptação climática pode custar US$ 300 bilhões por ano até 2030

Estabelecidos pela ONU em 2015, os 17 ODS’s contemplam 169 metas, que devem ser atingidas até o ano de 2030, para que tenhamos um mundo mais sustentável e menos degradado. Entre as principais preocupações estão o acesso à educação (ODS 4), o trabalho decente (8), a erradicação da pobreza (ODS 1) e ações globais contra as mudanças no clima (ODS 13).

A instrutora Maria da Abadia (Foto: Sagres TV)

Para a instrutora da Renapsi, Maria da Abadia, os jovens precisam ter conhecimento desses objetivos e auxiliar no cumprimento das metas. “Para que isso aconteça, é preciso divulgar essa informações. É preciso que a população no geral conheça sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os jovens são a principal ferramenta que a gente tem para que leve essas informações até as famílias e que eles comecem a praticar esses objetivos na vida deles. Que isso seja uma sementinha a ser plantada em vários locais”, argumentou.

Para o CEO da Renapsi, Juan Carlos Moreno, a medida em que os jovens tomam consciência dos Objetivos, eles podem também se tornar protagonistas no cumprimento das metas. “Os ODS são importantes para os Estados, para a cidadania, para a sociedade, para as empresas, para que todos pensem em como melhorar o bem-estar da população e, neste caso, a população brasileira. Os membros que assinaram esse compromisso com a sociedade também têm um compromisso com a sociedade brasileira e com todos os jovens”, reforçou Juan.

Juan Carlos Moreno (Foto: Sagres TV)