Uma série de vistoria de obras foi realizada nesta quarta-feira (6), pelo prefeito em exercício, Rogério Cruz (Republicanos) e auxiliares da Prefeitura de Goiânia. Foi verificado o andamento de obras como o complexo viário da Jamel Cecílio, o Terminal Izidória, a Praça do Trabalhador e a ponte da Avenida Leste Oeste sobre a Marginal Botafogo. Rogério Cruz destacou que haverá uma atenção mais específica a algumas obras.

“Com certeza estamos priorizando as maiores obras, como essa aqui, o BRT, que tem as datas de entrega, mas estamos visando que essas obras de maior impacto sejam concluídas o mais rápido possível”, afirmou.

Rogério Cruz destacou que houve compromisso da gestão de Maguito Vilela em continuar as obras que foram iniciadas na gestão de Iris Rezende. Entre as prioridades está o complexo viário da Jamel Cecílio.

“As obras estão em andamento. Como prometido por Maguito Vilela as obras não parariam e isso estamos cumprindo. As obra não pararam. A sequência desta obra é importante, com ligações para vários setores, várias regiões. As obras estão em andamento, é gigantesca, nessa sequência estamos observando todos os andamentos legais para que se cumpram os contratos”, ressaltou Cruz.

A obra da Jamel Cecílio está orçada em R$ 26 milhões. A previsão inicial de conclusão era para dezembro do ano passado, mas só será entregue, por completo, daqui a seis meses, ou seja, em junho de 2021. Um dos problemas é a falta de material disponível, por conta da pandemia da Covid-19. Falta por exemplo, aço no mercado e isso prejudica a continuidade das obras.

“Justamente devido a pandemia. Muitos materiais que precisamos nas obras pararam de ser fabricados. Isso nos trouxe uma preocupação muito grande. Várias obras foram paradas pela falta de elementos que precisam ser usados nas obras”, argumentou o prefeito em exercício. Cerca de 60% do complexo viário está pronto.

O engenheiro da obra, José Elias explicou que houve atraso por conta de mudanças na rede de esgoto na região e alterações na rede elétrica. Quanto a material para continuar as obras, ele relatou que o ação já adquirido é suficiente para fazer cortinas de ferro, que dão sustentação nas laterais do viaduto. Porém precisa adquirir mais aço. Ele ressaltou que fazendo o pedido agora, o material só chegará em março.

Além dos pontos descritos acima, outra preocupação é quanto ao período chuvoso que interfere diretamente nas obras.  O secretário de infraestrutura, Luiz Bittencour diz que as obras serão concluídas, mas que não há maratona pra isso.

“Não. Esse negócio de prazo a cumprir, nós não estamos numa maratona. Estamos realizando obra pública cheia de dificuldades de toda natureza. Estamos entrando no período chuvoso e isso não é atraso, é condição de execução de obra. O importante é concluir a obra”, destacou Bittencourt.

BRT

Outra obra vistoriada foi o BRT Norte Sul, Rogério Cruz destacou que trata-se de uma obra gigantesca e que é preciso concluir o mais breve possível, devido aos transtornos provocados a população.

“O BRT por ser uma obra gigantesca, estamos acompanhando de perto. É nosso desejo que essa obra seja o mais breve possível concluída porque é uma obra que está tomando espaço na nossa cidade. Estamos trabalhando e cobrando dentro do contrato para concluir não só o BRT, mas todas as obras que temos iniciado”, afirmou.