Estudantes do Colégio Estadual da Polícia Militar do Estado de Goiás Integral (CEPMGI) Doutor Tharsis Campos, de Catalão, venceram duas categorias na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2023.

A competição foi realizada no último sábado (12/08), no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Neste ano, participaram 126 equipes, sendo que 78 competiram, 22 foram premiadas e duas foram selecionadas para a etapa nacional, que será realizada em outubro.

As equipes

Foto: Seduc

Participaram, ao todo, 14 alunos da escola divididos em duas equipes, que foram premiadas na competição nível 2 – para alunos entre o 9º ano do Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. A equipe Wizards of the World, se classificou como melhor Design, que é destinado à equipe que produziu um robô com melhor projeto mecânico e melhor acabamento.

Já a equipe Stars OBR, foi classificada como melhor programação, produzindo um robô com código mais bem avaliado, apropriado e documentado pelos juízes

O aluno da 1ª série do Ensino Médio, Kaio Alves Botelho, da equipe ‘Wizard’, que participou pela primeira vez da OBR. “Essa experiência foi inesquecível para toda a equipe. Participamos pela primeira vez e já trouxemos uma medalha para casa”, comemora o estudante.

Já a integrante da equipe ‘Stars’, Nicole Carolina, também da 1° série, contou que foi gratificante receber o resultado: “Estamos muito felizes em trazer o prêmio para a escola, porque nós pensamos em desistir várias vezes. Então foi bom para termos a lição que não devemos desistir dos nossos sonhos, mesmo que apareçam dificuldades.”

Destaque

Não é a primeira vez que alunos do CEPMGI Doutor Tharsis Campos se destacam em competições de Robótica. Desde 2018, a escola participa do Torneio de Robótica FIRST LEGO LEAGUE, onde já conquistou diversos prêmios. Eles já foram classificados duas vezes para a fases internacionais em São Paulo e Brasília.

A escola

O CEPMGI Doutor Tharsis Campos é uma das escolas da rede pública estadual de ensino que contam com laboratório de Robótica. As aulas são extracurriculares. “Este projeto entrega uma ampla possibilidade de competências, uma vez que os jovens conseguem vislumbrar e perceber que o conhecimento adquirido pode ser utilizado na realidade, contemplando o trabalho em equipe”, conclui o gestor da escola, coronel Renner Rodrigues.

Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 04 – Educação de Qualidade

Com informações da Seduc*

Leia mais