A pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da Universidade Federal de Goiás (UFG) sediou reunião para discutir a criação de um instituto voltado às questões do Cerrado. A ideia é que o espaço seja protagonista nacional na promoção e debate da agenda em prol do desenvolvimento sustentável do bioma, bem como a preocupação com o clima, sobretudo nas regiões atravessadas por ele. 

De acordo com a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, o momento foi de plantar a semente de esperança no Cerrado. Além disso, ela ressaltou a importância de parcerias. “Não tem coisa mais importante do que articular um projeto estratégico como esse junto ao poder público. É bonito ver todo o engajamento dos envolvidos”, afirmou.

O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, descreveu o encontro como um “marco importante”. Entre as tratativas encaminhadas, está a criação de um grupo liderado pela pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Helena Carasek. Ela ficará responsável pela redação de uma carta de projeto fundamentada no desenvolvimento sustentável do Cerrado. O documento foca em três eixos principais: biodiversidade, bioeconomia, e biotecnologia. Ademais, o ofício deve servir de base para formalizar uma proposta a agências de fomento e instituições de governo capazes de ofertar apoio financeiro e político.

Participaram o professor sênior da EA/UFG, Lázaro Chaves; os professores do ICB/UFG, Célia Soares, José Alexandre, Maristela Pereira e Paulo De Marco; a professora do IQ/UFG, Vanessa Pasqualotto; a professora emérita do IQ/UFG e coordenadora geral do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI), Cecília Oliveira; os professores do Iesa/UFG, Ana Paula e Manuel Ferreira; e a ex-pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e professora emérita do IPTSP/UFG, Divina Cardoso.

Também prestigiaram o encontro o ex-reitor da UFG e atual assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Edward Madureira Brasil; e, remotamente, o professor do IESA/UFG e atual diretor de Programas e Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Laerte Ferreira Júnior.

Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 15 – Vida terrestre

Leia mais

Exposição gratuita de Goiânia em fotodrops termina no próximo dia 26

USP lança projeto da primeira estação de abastecimento de hidrogênio renovável do mundo

Universidade firma parceria com universidades chilenas para investigar mudanças climáticas e biodiversidade regional