Durante o período de férias, entre dezembro e janeiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) autuou vários ônibus que viajavam de forma irregular, com excesso de lotação, clandestinos e mau estado de conservação. Só neste sábado (11), um dos veículos que foram abordados transportava dois homens no compartimento de cargas.

Segundo o inspetor Fabrício, da PRF, o veículo trafegava na BR-153, próximo ao município de Uruaçu, em Goiás. “Francivaldo Mendes Oliveira, que viajava no bagageiro, saiu de Mato Grosso e tinha destino a Tocantins. Outro homem saiu de Goiânia e iria para o Maranhão”, afirma o inspetor. O ônibus era conduzido por Raimundo Farias dos Santos Filho.

Foi lavrado um auto de infração, art. 230, por transportar passageiros em compartimentos de carga, considerado infração gravíssima, sob a penalidade de multa e apreensão do veículo. O inspetor Fabrício informa ainda que o ônibus era de uma companhia de turismo, mas não saiu da Rodoviária de Goiânia, e sim de outros locais. 

 

Perigos

Viajar em ônibus irregulares pode trazer diversos problemas. De acordo com o inspetor Fabrício, neles são transportados, geralmente, lotação maior que o permitido, com pessoas em pé, ou no bagageiro como neste caso. “Muitas vezes o motorista não têm autorização para viajar com determinado veículo e para fugir da fiscalização trafegam por estradas de terra, correndo riscos de estragar o ônibus”, afirma.

Além disso, a PRF sempre encontra, em ônibus nessas condições, falta de equipamentos de segurança, motoristas dirigindo mais tempo que o permitido, pneus carecas, etc. “Na maioria das vezes transportam pessoas de Mato Grosso ou de Goiás para o Maranhão. Esses passageiros pagam mais barato pela passagem do que é pedido para viajar em ônibus de linha regular. Desta forma, as pessoas acabam sofrendo durante a viagem, que chega a durar uma semana, quando conseguem cumprir o destino final”, conclui o inspetor.

 

A PRF disponibilizou um vídeo que flagra um dos motoristas dormindo dentro do bagageiro.

Veja: https://www.youtube.com/watch?v=TBD02N6wXyQ