Sagres em OFF
Rubens Salomão

Operação policial às vésperas da eleição anima oposição em Aparecida de Goiânia

Enquanto aliados do prefeito Gustavo Mendanha (MDB) criticam a politização da Operação Falso Positivo, deflagrada nesta semana pela Polícia Civil, candidatos que fazem oposição na cidade passaram a usar as suspeitas para atacar a atual administração.

Mendanha é considerado favorito para conquistar a reeleição já no primeiro turno, mas as campanhas de Márcia Caldas (Avante) e Bruno Felipe (Psol) não perderam tempo e já passaram a compartilhar as notícias referentes à operação e fazer acusações contra a administração do emedebista.

Internamente, a campanha de Gustavo Mendanha enxerga motivação política para a deflagração justamente na semana da eleição e chegam a apontar possível influência do Palácio das Esmeraldas.

Oficialmente, a prefeitura apoia a investigação e se coloca à disposição da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (DERCAP), que apura suposto superfaturamento de contratos na Saúde, principalmente para o fornecimento de exames.

À distância

Enquanto a oposição intensifica ações de campanha em Aparecida, agora com nova munição contra o prefeito, Mendanha teve agenda ontem na cidade pela manhã, em reunião com empresários. À tarde, foi para Goiânia onde comandou carreata da campanha de Maguito Vilela à prefeitura da Capital.

Nas ruas

Já o governador Ronaldo Caiado volta a participar hoje de atividades da campanha da candidata Márcia Caldas. Depois da presença no último domingo (08), Caiado tem agenda confirmada para nova carreata na cidade às 16h, com concentração na Avenida Rio Verde.

Foto: Candidata Márcia Caldas ao lado de Gracinha Caiado, Ronaldo Caiado e a vice, Carol Araújo. (Crédito: Divulgação)

Já viu esse filme?

O senador Vanderlan Cardoso (PSD) resolveu repetir frase já conhecida de Iris Rezende (MDB) para justificar a candidatura a prefeito mesmo depois de ter feito compromisso de não abandonar o mandato no Senado com menos de dois anos exercidos. Ele agora afirma: “o que eu fiz foi atender a um chamado da população”.

Justifica

Em comunicado sobre o assunto, Vanderlan ainda diz que respeita muito o voto de confiança depositado nele em 2018. “Entrei para o Senado para cumprir os oito anos de mandato, mas as pesquisas em Goiânia começaram a mostrar que o eleitor queria que eu me candidatasse a prefeito. Então, ao contrário do que os adversários querem espalhar, quem escolhe é o eleitor”, avalia o senador.

Aliado

Enquanto recebe ataques dos bolsonaristas Major Araújo (PSL) e Gustavo Gayer (DC), Vanderlan foi questionado pelo Jornal O Hoje e disse que receberia “com o maior prazer” um possível vídeo de apoio do presidente Jair Bolsonaro. Lideranças ligadas ao presidente, no entanto, avaliam como pouco provável a entrada do presidente na campanha em Goiânia.

Pagamentos

A  Secult Goiás anunciou o pagamento de mais de R$ 4 milhões de saldo remanescente do Fundo de Arte e Cultura (FAC) 2018. Os editais contemplam projetos adaptados para o ambiente virtual, por conta da pandemia. No total, são R$ 5,7 milhões liberados para o setor desde o início da pandemia.

Ao voto!

Enquanto o prefeito Iris Rezende (MDB) avisa a auxiliares que deverá ir votar no primeiro horário, às 7h no Colégio Marista, neste domingo (15), o governador Ronaldo Caiado (DEM) deve acompanha o voto de Vanderlan Cardoso, no Jardim Novo Mundo, e da primeira dama, Gracinha Caiado (no Colégio Externato São José), antes de ir votar em Nova Crixás.

Mínimo alento

Enquanto luta contra as dificuldades financeiras e por Programa de Equilíbrio Fiscal dos estados em Brasília, o governador Ronaldo Caiado comemora nas redes boa notícias na economia goiana. O estado registrou até agora o maior crescimento do país em 2020, na indústria.

Números

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o setor industrial de Goiás registrou crescimento acumulado de 2,5% em setembro e ficou em 1º lugar no ranking nacional. A pesquisa considera o acumulado deste ano na comparação com o mesmo período de 2019.

Mais lidas:

Leia também: