O prefeito Maguito Vilela assina na próxima quarta-feira, 23 de abril, ordem de serviço para a reestruturação do Parque Tamanduá no Setor Garavelo. A data foi anunciada durante apresentação de projeto para a construção de um lago aos arredores do parque. Na ocasião também será apresentada a Portaria que cria grupo de acompanhamento das obras, com representantes das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Defesa Civil.

Os recursos para reestruturação do parque são de R$ 18 milhões oriundos do Ministério da Integração Nacional, liberados por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil em dezembro de 2013. As obras resolveram de forma definitiva o histórico problema de macrodrenagem, que tem provocado erosões em seis pontos diferentes ao longo da Bacia do Rio Tamanduá, no Setor Garavelo.

TAMANDUA 02A situação de Emergência foi decretada no dia 02 de abril de 2013 em decorrência do risco de desmoronamento de ruas e casas, em função da voçoroca existente no parque e suas intermediações. Já o problema de macrodrenagem, é oriundo de danificações em pontos de galerias pluviais que, por serem muito antigas, não atendem mais ao volume de água, principalmente em períodos chuvosos. O próprio aumento do número de ruas pavimentadas gera o aumento da vazão nos bueiros celulares.

Além das obras de macrodrenagem também será feita a recuperação do fundo de vale da Bacia do Rio Tamanduá. “Com as obras definitivas, os deslizamentos de terra causados pela vazão de água que escorre do Anel Viário, da GO-040, da Avenida Liberdade e de todo o Bairro Cardoso, irá acabar”, afirmou o prefeito Maguito Vilela.