Depois da vitória por 1 a 0 no último domingo (30), pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético Goianiense voltou a superar o Corinthians na Neo Química Arena na noite desta quarta-feira (2). No jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, os rubro-negros campineiros triunfaram por 2 a 0, com gols de Ronald e João Paulo, ambos marcados ainda na etapa inicial da partida disputada em São Paulo.

No sétimo encontro entre corintianos e atleticanos na capital paulista, os goianos ampliaram a vantagem no confronto, agora com quatro vitórias, além de dois empates e apenas uma derrota. Dentro dos domínios do ‘Timão’, na Neo Química Arena, o retrospecto é ainda melhor para os campineiros: em quatro jogos, três vitórias e um empate. No período, o ‘Dragão’ não sofreu nenhum gol fora de casa, com quatro tentos marcados.

A exemplo do primeiro tempo do jogo de domingo, as equipes de Sylvinho e Eduardo Barroca marcaram por pressão na primeira parte do duelo desta noite. Diante desse cenário, o Atlético conseguiu superar a marcação alta adversária com frequência e, por consequência, encontrar espaços entre as linhas e acelerar pelas pontas para construir a sua vitória em São Paulo, incluso no gol que abriu o placar, marcado logo aos 10 minutos.

O primeiro gol teve origem após o time rubro-negro sair da pressão pressão por dentro com Marlon Freitas, que achou João Paulo posicionado atrás da primeira linha adversária. Com espaço entre as linhas, o meia-atacante lançou Dudu em profundidade na direita, que também teve liberdade para chegar ao fundo e cruzar. Na pequena área, Ronald completou a jogada e marcou o seu primeiro gol pelo Atlético.

Dez minutos depois, o segundo tento saiu em outra jogada característica atleticana: o contra-ataque. Posicionado em bloco baixo, a equipe deixou os zagueiros do Corinthians livres no meio do campo e aguardaram a condução do jovem Raul para pressioná-lo. Após recuperação de Marlon Freitas, Ronald voltou a ser protagonista e assistiu o gol de João Paulo após arrancada de mais de 60 metros desde a intermediária defensiva.

Com a vantagem no placar em apenas 20 minutos, o Atlético voltou a controlar o jogo em posição recuada no seu campo. Ao induzir as jogadas do Corinthians para as laterais, o time visitante dominou a defesa da sua área contra os cruzamentos rivais. Se no domingo foram 30, nesta noite 33 bolas foram cruzadas na área rubro-negra: seis terminaram em finalização, das quais três no alvo e defendidas por Fernando Miguel.

Ao todo, a equipe de Barroca realizou 39 cortes e voltou ao controle do jogo após a expulsão do lateral-direito Fagner, aos 20 minutos. Foram 14 desarmes no segundo tempo, o dobro dos anfitriões, que também perderam a posse da bola: na etapa final, em 60% do tempo o domínio foi atleticano, que ainda teve duas chances para ampliar o placar, porém Pablo Dyego parou no goleiro Cássio, enquanto Lucão acertou a trave.