António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, afirmou em discurso na abertura da 22ª Sessão do Fórum Permanente sobre Questões Indígenas, que os povos indígenas são importantes para a manutenção da biodiversidade e no combate ao clima extremo. “Os povos indígenas detêm muitas das soluções para a crise climática e são os guardiões da biodiversidade”, disse.

O evento reuniu diversas lideranças indígenas de vários países na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, entre os dias 17 e 28 de abril. Então, diante deles, Guterres ressaltou a necessidade de combater a exploração ilegal de territórios, além dos ataques físicos e a violência. 

O secretário-geral destacou que os povos indígenas moram em áreas com cerca de 80% da biodiversidade do planeta, mas ainda precisam lidar com forasteiros em suas terras por causas dos recursos naturais.. “Os povos indígenas refletem a magnífica diversidade da humanidade – representando mais de 5.000 culturas diferentes e falando mais de 4.000 idiomas diferentes”, contou.

 Fórum

O Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas é um órgão do Conselho Econômico e Social da ONU criado em 2000. O órgão então é responsável por questões relacionadas ao desenvolvimento econômico e social. Bem como de assuntos como cultura, meio ambiente, educação, saúde e direitos humanos em relação aos indígenas.

Assim, a reunião do Fórum Permanente Das Nações Unidas Sobre Questões Indígenas (UNPFII) pode ser acessada aqui.

*Com informações do Portal Notícia Sustentável

Leia mais: