A CBF anunciou esta semana que 80 das 92 equipes que disputarão a Copa do Brasil a partir de 2024 se classificarão pelos campeonatos estaduais. A medida vai fortalecer as federações e o Goianão. A entidade vai extinguir as vagas para a Copa do Brasil via ranking nacional de clubes.

Federações mais bem colocadas como São Paulo e Rio de Janeiro terão direito a seis vagas através competições locais (estaduais ou seletivos); Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná a cinco vagas; Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão, a três; enquanto os demais estados a apenas duas vagas.

Para todas as federações com direito a três vagas (é o caso de Goiás), as duas primeiras terão que ser obrigatoriamente destinadas ao campeão e vice de cada estadual, com a terceira ficando a critério de cada entidade que poderá concedê-la em um torneio seletivo.

Nesta quinta-feira (5) conversei com o presidente da Federação Goiana de Futebol, Ronei Freitas, sobre o assunto. Ele me disse que a tendência é a de que os 3 representantes goianos saiam da disputa do campeonato goiano. O campeão, o vice e o terceiro colocado estarão na Copa do Brasil de 2024.

No entanto, o presidente da FGF frisou que vai ouvir os clubes antes de baixar a portaria. Ronei entende que o campeonato goiano será valorizado com a indicação das 3 equipes para a Copa do Brasil.

 A possibilidade de lançar um torneio seletivo para a escolha da terceira vaga está praticamente descartada. Segundo o presidente o calendário do futebol brasileiro é enxuto e não oferece datas alternativas para a realização do seletivo.

A CBF não estipulou um prazo para as federações escolham o critério para selecionar os representantes na Copa do Brasil. Aqui em Goiás, o Presidente Ronei Freitas, quer definir o processo de indicação o quanto antes. O critério a ser utilizado deve ser anunciado antes do início do campeonato goiano deste ano, marcado para a próxima quarta-feira,11.

Estou de acordo com o presidente da FGF. Os representantes goianos sendo escolhidos via campeonato goiano fortalece o estadual. Será uma medida coerente que vai de encontro ao objetivo da mudança promovida pela CBF.

Além do Goianão, a provável realização de um torneio seletivo iria comprometer as equipes que têm calendário cheio com nacionais e internacionais. Caso sejam submetidos a mais disputa local, esses clubes teriam que utilizar times alternativos. Portanto, os representantes goianos na Copa do Brasil de 2024 deverão sair via campeonato goiano. Será uma decisão justa e coerente da Federação Goiana de Futebol. É o que eu espero.

Leia mais: