No jogo de estreia na Copa contra a Inglaterra, a torcida iraniana aproveitou a execução do hino nacional para protestar contra a violação dos direitos humanos em seu país. Em campo, os jogadores não cantaram o hino. Hoje (25), no jogo contra Gales no Estádio Ahmed bin Ali, em Al Rayyan, os protestos deram lugar a emoção. Os atletas voltaram a cantar o hino e na arquibancada muitos torcedores iranianos choraram copiosamente.
Goleiro assiste ao jogo da tribuna
O goleiro Beiranvand, do Irã, que fraturou o nariz num choque com seu colega de equipe Hosseini no início da partida contra a Inglaterra, assistiu ao jogo das tribunas. Beiranvand só terá chance de voltar a jogar nesta Copa se o Irã conseguir se classificar para a próxima fase. Depois da vitória de hoje, o Irã segue vivo na Copa.
Jogo inédito
Foi o primeiro confronto entre País de Gales e Irã numa Copa do Mundo. As seleções se enfrentaram uma única vez antes do Mundial, em um amistoso em 1978, com vitória por 1 a 0 dos galeses.
Emoção na reta final da partida
País de Gales teve mais posse de bola, mas as melhores oportunidades foram do Irã, que teve 21 finalizações. Teve um gol anulado por impedimento.
Aos 7 minutos do segundo tempo lance incrível. Na mesma sequência da jogada, o Irã acertou a trave duas vezes com Azmoun e Ali Gholizadeh.
Hennessey fez essa DEFESAÇA minutos antes da expulsão, mas agora vai terminar de assistir o jogo do vestiário! 😅
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) November 25, 2022
Primeiro jogador expulso da Copa
O lance decisivo para definir o resultado da partida aconteceu aos 39 minutos da etapa final. O artilheiro Taremi foi lançado. O goleiro galês Hennessey saiu fora da grande área e cometeu falta violenta. O árbitro da Guatemala Mário Alberto Escobar Toca deu só o cartão amarelo. O árbitro canadense do VAR Drew Fischer chamou para revisão. Escobar voltou atrás e aplicou o cartão vermelho. Hennessey foi o primeiro jogador expulso da Copa aos 41 minutos do segundo tempo.
Com um jogador a mais, o Irã aproveitou bem o tempo adicional de 9 minutos. Pressionou até conquistar a vitória com gols nos acréscimos de Roozbeh Cheshmi e Ramin Rezaeian.
Primeiro gol de fora da área
O jogador iraniano Roozbeh Cheshmi marcou aos 53 minutos do segundo o primeiro gol de fora área.
Técnico comemora como torcedor
O técnico do Irã, o português Carlos Queiroz, comemorou a vitória como criança. Abraçou com muito entusiasmo a cada jogador da sua seleção. Em retribuição, os atletas iranianos em roda jogaram o treinador para o alto, como se faz na conquista de um título.
Uma vitória GIGANTESCA merece essa comemoração! 🇮🇷👏 pic.twitter.com/Z1BWUWLUxs
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) November 25, 2022
País de Gales não vence há sete partidas
Desde que conquistou a vaga para a Copa do Catar que País de Gales não vence uma partida. São sete no total. Como na última rodada vai enfrentar a favorita Inglaterra, deve voltar para casa sem vitória.
Leia mais