Presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informação e Pesquisa no Estado de Goiás, Edson Cândido (Foto: Sagres TV)

As medidas de restrição ao funcionamento do comércio e das empresas têm provocado uma corrida aos escritórios de contabilidade. O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informação e Pesquisa no Estado de Goiás (Sescon-Goiás), Edson Cândido, revela que nos últimos dias a busca por informações junto ao órgão aumentou significativamente.

“O Estado, o governo federal e os municípios estão negociando com os empresários sem consultar os contadores e as empresas contábeis, e quem vai executar isso somos nós. Essa ação acaba mundado férias, folha de pagamento e forma de apurar tributos. Nós temos que nos virar com as armas que temos”, explicou o presidente do sindicato.

O representante dos contadores listou as principais alternativas que têm sido apresentadas aos empresários na hora de negociar com os funcionários para esse período de quarentena. “A antecipação de férias deve ser negociada individualmente, empresa por empresa e empregado por empregado. Pode-se antecipar as férias mesmo que ainda não se tenha um período de férias completo. Uma outra situação que a medida provisória (MP) previu é a concessão de férias coletivas. A empresa também pode antecipar feriados ou criar um banco de horas, essa MP mudou uma série de situações”, listou o presidente.

Por fim, o presidente do Sescon-Goiás pede calma para os empreendedores nesse momento de indefinição. “Os empresários contábeis, que são efetivamente os grandes consultores de todas as empresas, têm que manter a calma para ajudar principalmente os pequenos negócios a sobreviverem a esse período sem receita, com receita minguada, com dívidas bancárias e trabalhistas. Então nesse primeiro momento é preciso ter calma, pois a todo instante a legislação está mudando”, afirmou Edson Candido.

O telefone do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Goiás (Sescon-Goiás) para dúvidas e esclarecimentos sobre que medidas os empresários devem tomar em relação aos funcionários nesse período de quarentena é o (62) 3091-5051.

Com informações do repórter Rafael Bessa

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença.