O Governo do Paraná é o décimo estado que decreta situação de emergência em saúde por dengue no Brasil. O decreto do estado saiu nesta quinta-feira (14) e portanto, ele agora se junta a Acre, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O Ministério da Saúde também contabiliza 288 decretos municipais em vigor no país.

Os decretos permitem que as unidades federativas consigam recursos mais rápidos para enfrentar a epidemia da doença. Assim, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná justificou o decreto com o aumento expressivo de casos de dengue e óbitos nas últimas semanas. Segundo o boletim epidemiológico, o estado registrou 34.996 novas notificações de dengue até 12 de março. Mas o estado já tem 17.044 casos confirmados e 12 novas mortes. 

Situação do estado

O Paraná tem  399 municípios e 397 já registram notificações por dengue neste ano. Dentro 288 municípios que decretaram emergência por causa da dengue, 26 são paranaenses. O estado é o quarto estado com maior incidência de casos de dengue este ano, com registro de 1.366 casos por cada 100 mil habitantes.

Desta forma, então, o Paraná só está atrás de Espírito Santo (1.675 casos por 100 mil habitantes), Minas Gerais (2.745 casos por 100 mil habitantes) e Distrito Federal (5.007 casos por 100 mil habitantes). Todo esse contexto gerou então o decreto de situação de emergência em saúde que vai durar 90 dias. Com ele, o governo espera receber  recursos para agilizar o combate ao mosquito da dengue e eliminar os criadouros pelas cidades.

*Com informações da Agência Brasil

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e bem-estar.

Leia mais: