Uma pesquisa do Ministério da Saúde apontou Goiânia como a cidade com o maior número de pessoas que praticam atividades físicas entre as capitais. Os dados do estudo mostram que: 41,3% da população dedica 2h30 para atividades físicas moderadas por semana no tempo livre; 8,4% fazem atividades durante o deslocamento para a escola ou trabalho; e 39,8% da população pratica atividade física em quantidade insuficiente.

Apenas 12% das pessoas acima de 18 anos disseram que não praticaram qualquer exercício nos últimos três meses, sendo assim a menor média nacional registrada na pesquisa. Assim, a pesquisa aponta Goiânia em melhor condição que cidades como Palmas (12,2%), Boa Vista (12,3%), Florianópolis (13,2%) e Porto Velho (13,4%).

Desta forma, então, o Ministério da Saúde aponta Goiânia como a capital com o menor número de pessoas sedentárias. A capital de Goiás tem 17,7% de pessoas acima do peso, taxa bem abaixo da média nacional, que ficou em 24,3%.

A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2006-2023) é um monitoramento anual do Ministério da Saúde sobre a saúde da população. 

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e bem-estar.

Leia mais: