O Governo do Rio Grande do Sul recebe, nesta segunda-feira (2), os 750 jovens aprendizes do programa Partiu Futuro Reconstrução de Porto Alegre e Canoas. A solenidade de boas vindas será realizada na sede da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), a partir das 14h. A solenidade marca o início da formação profissional dos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade em duas das cidades mais atingidas pelas enchentes de abril e maio.

O programa Partiu Futuro Reconstrução de Porto Alegre e Canoas é uma parceria do Governo do Rio Grande do Sul com a Demà Jovem by Renapsi. Por isso, na solenidade de boas vindas, estarão presentes personalidades como o governador Eduardo Leite, o secretário de Desenvolvimento Social do estado, Beto Fantinel e a presidente da Renapsi, Maria Raquel Barbosa.

Pensado para transformar a jornada dos jovens que perderam quase tudo nas enchentes, o programa vem para reconstruir suas oportunidades e ampliar as suas perspectivas no mundo do trabalho. 

Então, foram selecionados os jovens que foram afetados pelas enchentes que estão em situação de vulnerabilidade, egressos ou que estão matriculados na rede pública de ensino. Também foi requisito possuir o Cadastro Único (CadÚnico).

Programa

O Partiu Futuro Reconstrução é um programa executado pelo Governo do Rio Grande do Sul por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes). O governo estadual é responsável pela contratação dos jovens e a Demà Jovem by Renapsi é responsável pela formação profissional.

Participam do programa jovens entre 14 e 22 anos. O contrato que tem duração de até um ano oferece aos jovens aprendizes uma bolsa-auxílio de R$ 786,95 e vale-alimentação de R$ 550. A jornada de trabalho é de 20 horas semanais. 

O contrato dá aos jovens todos os benefícios da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além de acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, serviço de telemedicina e seguro. Os jovens aprendizes iniciaram as aulas teóricas em 11 de novembro.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade.

Leia mais: