O Xadrez Quilombola é finalista do Prêmio Professor Porvir. O jogo foi criado pela professora Gisele Andrade da Silva na Escola Municipal Canabrava, da Comunidade quilombola de Flores de Goiás, para valorizar a cultura quilombola. Com a ressignificação das peças, o Xadrez Quilombola fortalece a identidade cultural da comunidade e a sua diversidade étnico-cultural.

O Prêmio Professor Porvir é da organização sem fins lucrativos de mesmo nome e premia ideias inovadoras que transformam o ambiente escolar e inspiram alunos e professores a protagonizarem mudanças sociais.

Para Luiz Primandade, professor que ajudou a escola a transformar o tradicional jogo em um jogo educativo que dialoga com a realidade local, concorrer ao prêmio é um importante reconhecimento nacional para a cultura, a história e os valores quilombolas da comunidade.

Xadrez Quilombola

No Xadrez Quilombola o rei é Ganga Zumba, o bispo é Zumbi, a dama é Dandara e os peões são os escravos. Essas mudanças vão além do ensino da matemática e da educação física, pois conectam os estudantes com a identidade cultural da comunidade onde vivem. Concorrer ao prêmio é um grande reconhecimento, mas Primandade espera que ele alcance ainda mais notoriedade.

“Nós temos a expectativa [de ficar] pelo menos entre os cinco melhores do Brasil e a expectativa de que outras escolas e outras comunidades possam replicar o jogo de maneira que vá atender a realidade daquela comunidade”, disse.

O professor destacou que o Xadrez Quilombola já está chegando a outras escolas, que estão confeccionando o jogo de acordo com a própria realidade. “A escola de Campos Belos está recriando o jogo de acordo com a realidade deles. E em Rubiataba o Cacique Wellington já está em contato comigo para recriar o xadrez de acordo com a realidade Tapuia. Então, as sementes já estão sendo plantadas”, disse.

Premiação

Os professores inscreveram o projeto para o Prêmio Professor Porvir e foram selecionados como um dos finalistas. Um dos pilares da premiação é promover a educação antirracista e valorizar as iniciativas que promovem a equidade através do ensino.

Assim, o Xadrez Quilombola irá concorrer a uma votação popular com os outros finalistas em fevereiro de 2025. O anúncio dos vencedores será no mês de março.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.

Leia mais: