O programa Pauta 1 desta terça-feira (13) destaca a nova onda de casos de dengue no Brasil, que se aproxima de 400 mil registros nas primeiras seis semanas de 2024. O crescimento exponencial eleva a pressão sobre o sistema de atendimento em saúde pública, principalmente em meio a nova onda de infecção da covid-19.

Estados como Minas Gerais, Goiás, Acre e o Distrito Federal decretaram situação de emergência para facilitar o enfrentamento da dengue, assim como a cidade do Rio de Janeiro. Em pronunciamento nacional no rádio e na tv, a ministra da saúde disse que a situação de emergência da dengue exige “ações adicionais” e anunciou a ampliação para R$ 1,5 bilhão de reais dos repasses a estados e municípios.

Outra medida importante é o início da vacinação, neste mês de fevereiro. O Brasil é o primeiro país a contar com o imunizante no sistema público de saúde. A vacina Qdenga se baseia no sorotipo 2 do vírus atenuado da dengue e foi desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. A campanha, porém, só inclui crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em cerca de 10% dos municípios.

Entrevistados

Para tratar sobre a dengue, mas também a nova onda de covid-19, os jornalistas Jéssica Dias, Rubens Salomão e Arthur Barcelos conversam com a médica, mestre e doutora em infectologia, Elaine Matsuda. Além da visão nacional da especialista paulista, o programa entrevista ainda o médico infectologista goiano Marcelo Daher.

Para detalhar a situação da dengue e da covid em Goiás, o programa também apresenta a avaliação da superintendente de Vigilância em Saúde (Suvisa), Flúvia Amorim. Em entrevista à Sagres, ela explicou porque Goiás e o Brasil vivem nova onda de casos de dengue. Segundo ela, ainda não há uma razão específica, mas os principais estudos apontam para influência das mudanças climáticas.

A superintendente detalha o motivo do decreto de estado de emergência e as ações públicas de combate à dengue. Flúvia ainda detalha se há previsão de produção da vacina contra a dengue aqui mesmo no Brasil e reforça que a vacina desenvolvida no Japão, assim como todas as outras disponibilizadas no Brasil, é segura. O Pauta 1 vai ao ar nesta terça-feira (13), às 20h, na Sagres TV e no canal no YouTube.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e Bem-estar.

Confira edições anteriores do Pauta 1