A Petrobras anunciou, na terça-feira (22), os 31 novos projetos socioambientais contemplados com recursos da primeira fase do Petrobras Socioambiental 2023. A seleção possui projetos de 12 estados: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe.

O Petrobras Socioambiental recebeu 414 projetos não incentivados e 37 que já possuem o incentivo. Mas como o número de inscrições surpreendeu, a empresa aumentou o recurso de R$ 162 milhões para R$ 212 milhões nesta etapa. Assim, ao invés de selecionar 23 iniciativas previstas, escolheu 31 projetos. 

José Maria Rangel, gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, explicou que são iniciativas socioambientais voltadas à Educação, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Florestas e Oceano. 

“Investimos em iniciativas que têm um grande potencial de transformação socioambiental, trazendo melhoria na qualidade de vida, na inclusão social, na conservação do meio ambiente e no enfrentamento das mudanças climáticas, reafirmando nosso compromisso com as comunidades”.

Projetos

Rangel afirmou que o projeto socioambiental da Petrobras busca “aumentar o potencial de transformação socioambiental dos projetos”. Assim, a petroleira investe nos projetos por três anos. Ademais, das propostas dessa primeira etapa, a maioria são de organizações das regiões Nordeste e Norte. O bioma Cerrado teve 66 inscrições. 

“Este recorde de inscrições em várias regiões do Brasil reflete a abrangência nacional do Programa Petrobras Socioambiental, buscando fortalecer nosso relacionamento e diálogo da Petrobras com as comunidades vizinhas das nossas operações”, disse José Maria Rangel.

Agora, os projetos selecionados terão o risco de integridade analisados pela Petrobras. Então, a empresa também irá definir os padrões de prestação de contas técnica e financeira com a empresa. O início das atividades deve ocorrer somente em 2024. A segunda etapa seletiva deste ano está programada para outubro.

Veja os projetos selecionados:

*Com informações do portal Notícia Sustentável

Leia mais: