Após meses de indefinições internas, o PMDB confirma nesta quarta-feira (11/6) o nome de Iris Rezende como pré-candidato do partido ao Governo de Goiás. O evento que ‘consagra’ o ex-prefeito de Goiânia para disputar as eleições de outubro será realizado, no Auditório Costa Lima, na Assembleia Legislativa, às 17 horas. São aguardadas as presenças do presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp e do vice-presidente da República Michel Temer. 

Com desistência de Friboi, presidente do PMDB diz que partido vai com Iris

Iris Rezende será oficializado pré-candidato ao governo estadual, pelo PMDB, após o empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi abandonar a pré-candidatura, no dia 22 de maio. Antes, no dia 30 de abril, Iris anunciou que não iria disputar as eleições deste ano. Naquela época, os peemedebistas demonstravam maior interesse na candidatura de Friboi. 

Com desistência de Friboi, presidente do PMDB diz que partido vai com Iris

Mesmo tendo afirmado que não seria candidato, Iris Rezende manteve as articulações e o funcionamento do escritório político, no Setor Marista, em Goiânia. Com isso, surgiu no PMDB o “Movimento Volta Iris”. Ao mesmo tempo, os peemedebistas que defendiam a candidatura de Júnior Friboi tentaram emplacar o “Movimento Fica Friboi”, mas o empresário anapolino manteve a decisão e, ao contrário de Iris Rezende, não retomou a pré-candidatura. 

Deputado Francisco Gedda quer Júnior do Friboi como candidato do PMDB

Com a desistência de Friboi, o Diretório Estadual do PMDB não teve alternativa a não ser procurar Iris Rezende para disputar o governo. Caso o ex-prefeito de Goiânia recusasse, alguns peemedebistas chegaram, por alguns dias, cogitar a candidatura de nomes como, por exemplo, dos deputados Daniel Vilela e Sandro Mabel. 

“Quero investir na educação e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, diz Gomide

Quando desistiu da pré-candidatura, Iris disse que deixava a disputa “pela união do partido” que estava dividido entre ele e Friboi. O peemedebista chefe ainda ressaltou que só seria candidato se o PMDB “estivesse totalmente unido”. Nesta quarta-feira ele será confirmado com pré-candidato com o partido ainda dividido. Defensores da candidatura de Friboi podem cruzar os braços durante a campanha de Iris Rezende. Outra prova da divisão no partido é que vários prefeitos peemedebistas confirmaram apoio a candidatura do governador Marconi Perillo (PSDB).

Oposição já pensa em nomes para disputar Prefeitura em 2016

Iris terá pela frente duas tarefas: unir os peemedebistas e firmar alianças com os partidos de oposição no Estado. Nós últimos dias, o presidente estadual do partido, deputado Samuel Belchior, tem tido que a sigla já está ‘’comprometida’’ com a candidatura de Iris Rezende. Sobre alianças, existe a possibilidade do pré-candidato ao governo estadual pelo PSB, Vanderlan Cardoso, compor a chapa majoritária como vice-governador e Ronaldo Caiado (DEM) disputar o Senado.