Os prefeitos de Goiânia, Rogério Cruz, de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, e demais gestores municipais da região metropolitana terão reunião virtual neste sábado (6) às 9h da manhã para definir uma possível prorrogação do atual decreto de fechamento do comércio em razão do aumento de casos de Covid-19.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (5), quinto dia do atual decreto, a prefeitura de Goiânia informou que novas medidas de enfrentamento à pandemia serão definidas na reunião deste sábado (6). Segundo o documento, a taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 96% na tarde de hoje, “dado que preocupa”.

Ainda segundo a nota, na tarde desta sexta-feira (5), o prefeito Rogério Cruz se reuniu com o Comitê de Crise e com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, para fazer uma análise técnica dos dados epidemiológicos atualizados.

Na nota, a prefeitura afirma que reconhece “o atual momento de gravidade da pandemia” e que “tem executado diversas ações para proteção à vida”.

A nota destaca que só neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu 118 leitos de UTI para tratamento exclusivo de coronavírus, e que aplicou mais de 116 mil doses de vacinas em profissionais de saúde e idosos.

Aparecida de Goiânia

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus de Aparecida de Goiânia em reunião na tarde desta sexta-feira (5) avaliou a volta do isolamento social intermitente por escalonamento regional de acordo com a Matriz de Risco da Secretaria de Saúde de Aparecida. Esse método foi aplicado na cidade em junho de 2020.

Comércio

Nesta sexta-feira (5), o presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado de Goiás (Fecomércio), Marcelo Marcelo Baiocchi propôs que todo o comércio fosse reaberto e que o transporte coletivo fosse suspenso, para evitar aglomerações nos ônibus.

*Esta reportagem foi atualizada às 20h. Havíamos noticiado que Ronaldo Caiado participaria de reunião virtual, mas a participação do governador foi cancelada devido ao tratamento de saúde que ele está fazendo.