Foto: Lindomar Gomes

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, assinou um contrato de empréstimo no valor de US$ 35 milhões, o equivalente a quase R$ 135 milhões, nesta quinta-feira (12). O valor foi liberado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e deve ser investido em obras de infraestrutura urbana e tecnológica na cidade.

Esta é a segunda operação do CAF com a cidade de Aparecida de Goiânia. Segundo o secretário municipal da Fazenda, André Luis Rosa, o empréstimo foi concedido depois de uma validação da União, porque o município tem honrado os prazos e pagamentos de empréstimos realizados em outras gestões. Conforme a prefeitura, os recursos de contrapartida serão do próprio município e estão previstos em orçamento que serão liberados ao longo da execução do Programa.

O empréstimo tem o objetivo de executar o Programa de Reestruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio, a construção de quatro eixos viários e duas pontes. Segundo Gustavo Mendanha o recurso vai beneficiar regiões diferentes de Aparecida. Entre as obras estão a duplicação e pavimentação de avenidas e a implantação de quatro eixos estruturantes leste-oeste, sendo que um deles sairá do Madre Germana em direção ao Anel Viário.

Segundo a Secretaria da Fazenda de Aparecida, os projetos que utilizarão os recursos do empréstimo já estão prontos, e a contratação já está em processo licitatório e marcada para ser realizada ainda este mês. A execução do Programa de Reestruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio, contempla a construção de duas pontes, sendo elas entre os Bairros Campos Elísios com Jardim Florença sobre o Córrego Santo Antônio, e a ponte de interligação entre os bairros Veiga Jardim com Terra Prometida sobre o córrego Poções, na Avenida Francisco Veiga Jardim.