Com o objetivo de fortalecer parcerias de pesquisa e extensão entre a UFG – Universidade Federal Goiás – e o município de Niquelândia, foram apresentados projetos de pesquisa e extensão da instituição de ensino, com o apoio da Prefeitura e outros financiadores da região.
A iniciativa surgiu a partir do projeto de pesquisa “Diagnóstico e monitoramento de serviços ecossistêmicos no bioma Cerrado no norte de Goiás, como apoio à agricultura familiar”, coordenado pelo vice-coordenador do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig/UFG), professor Manuel Ferreria, que estabeleceu uma colaboração entre a UFG, COOPEAG, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
“A UFG tem um potencial enorme, com profissionais qualificados; acredito que esse acordo possa a se tornar uma pesquisa interdisciplinar; e não devo fazê-la sozinho”, destacou o professor Manuel Ferreira.
Projetos
Foram apresentados os projetos desenvolvidos no Lapig. Professores, técnicos e estudantes de várias áreas da UFG que estavam presentes, levantaram diversos temas de pesquisa alinhados com o contexto de Niquelândia, que possui na sua constituição para pesquisas, desde mineração e cavernas, até agricultura e florestas.
“Acreditamos que Niquelândia tem um grande potencial de pesquisa e extensão”, disse a Reitora da UFG, professora Angelita Pereira de Lima, que esteve no encontro, junto com outras autoridades.
Compromisso
Um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Niquelândia e a UFG, visando uma integração de longo prazo para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região, foi firmado. Em nota, a universidade reforçou seus esforços acadêmicos e de pesquisa para além da capital do estado de Goiás, promovendo parcerias que contribuam significativamente para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de Niquelândia.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.
Leia mais