(Foto: Samuel Straioto / Sagres Online)

Foram iniciadas as obras de revitalização da Praça do Trabalhador. Além da reestruturação do espaço, também está prevista a construção de trecho da Avenida Leste-Oeste. A prefeitura já pretende fazer as duas ações de uma única só vez, com isso, comerciantes das feiras da Madrugada e Hippie tiveram que ser retirados.

Uma pista da Rua 44, entre a Viela da 44 e Avenida Independência, será interditada para o trânsito no sentido Norte/Sul. A previsão é que no próximo final de semana, cerca de seis mil comerciantes da Feira Hippie já estejam no entorno da Praça do Trabalhador, mas ainda há muitas indefinições, como afirma a feirante Maria da Glória, que há 19 anos vende produtos no local.

“A minha preocupação é, para onde a gente vai? Porque não tem nada concretizado ainda” afirmou. “É uma preocupação muito grande da gente porque sabemos que vamos sair, para onde a gente não sabe”.

Uma confirmação de cadastro está sendo feita pela Associação dos Comerciantes da Feira Hippie para que os locais dos feirantes sejam definidos pela Prefeitura de Goiânia. O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan Matos, espera que a obra seja entregue dentro do prazo. Ele detalha que os feirantes também ocuparão o trecho da 67-A, paralelo à Avenida Independência, entre a Rua 44 e a Goiás Norte. Já a Feira da Madrugada vai ocupar a Viela da 44.

“Depois de inúmeras reuniões, tivemos cerca de 20 reuniões, não só com os lojistas, mas também como os operadores da estação rodoviária, os feirantes da feira da Madrugada e da feira Hippie” ressaltou. “Chegamos no consenso onde o pessoal das duas feiras ocupará o espaço no entorno do canteiro de obras, construído aqui pela 67A, pela 44 e pela viela da 44”.

O secretário detalha as intervenções a ser feitas na Praça do Trabalhador, segundo ele, é uma praça integrada com a Estação Ferroviária. “São 150 mil m² de praça revitalizada, essa revitalização vai ser na parte florística, todo paisagismo com equipamentos urbanos, parques para as crianças se divertirem e a população em geral, faremos uma nova iluminação, problemas nas calçadas e nas pistas de cooper, enfim, daremos a Goiânia uma praça maravilhosa, para que todos que aqui vierem possam usufruir e que tenham a qualidade de aproveitamento muito maior do que está sendo agora”.

As obras na Praça do Trabalhador estão previstas para serem concluídas daqui a cinco meses, antes das festividades de Natal e Ano Novo, período de maior movimentação de pessoas na região da Feira Hippie. Segundo a prefeitura, após o final das obras, a Feira Hippie voltará a funcionar na praça, às sextas, sábados e domingos, com as bancas projetadas em metalon e uniformizadas, cobertas com lona bege com fundo branco e beirais; e a Feira da Madrugada retornará às quartas e quintas-feiras. Nos dias em que não ocorrem as feiras, no local funcionará um estacionamento para 1.272 vagas, contemplando todas as variáveis de veículos, como carros, motos, bicicletas e ônibus.