Sagres em OFF
Rubens Salomão

Presidente do STF pede desculpas para Maria da Penha em nome do Judiciário

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, fez nesta quarta-feira (7), em nome do Poder Judiciário, um pedido de desculpas à ativista Maria da Penha. Barroso citou a demora e falhas da justiça brasileira na análise do seu caso de violência doméstica. O ministro formalizou o pedido na data em que a Lei Maria da Penha completa 18 anos em vigor, durante evento sobre a violência contra a mulher. A reunião teve organização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em uma escola pública localizada no Sol Nascente, região administrativa do Distrito Federal.

“Eu gostaria de dizer a Maria da Penha, em nome da justiça brasileira, é preciso reconhecer que no seu caso ela tardou e foi insatisfatória e, portanto, nós lhe pedimos desculpas em nome do estado brasileiro pelo que passou e pela demora em punir os culpados”, afirmou Barroso. O pedido de desculpas atende a uma recomendação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) sobre o caso. “Estamos aqui mais do que para reconhecer que houve uma falha do sistema de justiça, que de fato ocorreu”.

“Nós estamos aqui, na verdade, para procurar mudar a história, para protagonizarmos um novo começo. Um tempo em que coisas como essas, que aconteceram com a Maria da Penha, não voltem mais a acontecer”, acrescentou o presidente do STF. Barroso afirmou ainda que é necessário defender o direito das mulheres “viverem em paz” e de “buscarem a própria felicidade sem o estigma da violência de gênero”. “Só existe um lado nessa luta e, aqui, não pode haver polarização, nós precisamos de todos para superarmos essa epidemia triste brasileira que é a violência contra mulher”, disse o ministro nas desculpas.

desculpas stf barroso a maria da penha
Foto: Presidente do STF em audiência com ativista Maria da Penha. (Crédito: Antonio Augusto/STF)

Desculpas

O presidente do STF afirmou ainda que: “Homem que bate em mulher não é macho, é covarde. Homem que pratica violência sexual contra a mulher é um fracassado, não um vitorioso porque não foi capaz de conquistá-la”.

Reação

Questionada por jornalistas sobre o pedido de desculpas, Maria da Penha disse que foi tardio, mas que ficou feliz com a ação. “Eu fiquei feliz por essa desculpa porque eu realmente esperava que tivesse sido feita há mais tempo. […] Eu acho que realmente é um reconhecimento a um trabalho que foi feito desde o dia em que tentaram contra a minha vida. Porque desde esse dia eu comecei a lutar por justiça e a justiça não aconteceu com a rapidez que deveria ter acontecido”, afirmou.

desculpas barroso a maria da penha
Foto: Presidente do STF em audiência com Maria da Penha, presidente do Instituto Maria da Penha – 07/08/2024. (Crédito: Antonio Augusto/STF)

18 anos

Maria da Penha também elogiou a legislação, mas disse que o acesso à informação em alguns lugares do país ainda é precário. “Realmente a gente tem essa lei bem implementada nas grandes cidades e nas capitais brasileiras que já é um grande avanço. Mas nós precisamos interiorizar a lei. Porque as mulheres dos pequenos municípios estão desassistidas nesse sentido. Não tem onde denunciar, não tem como se inteirar sobre os seus direitos, né? Porque o conhecimento sobre a lei não está em todos os municípios porque não existe incentivo para isso”, disse.

Contexto

Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2006, a Lei Maria da Penha é considerada um marco na defesa dos direitos das mulheres no Brasil. Farmacêutica, Maria da Penha sobreviveu a uma tentativa de homicídio praticada pelo seu ex-marido. Ela teve que lutar por anos para que o agressor fosse punido após os atos de violência que a deixaram paraplégica.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 05 – Igualdade de Gênero; ODS 10 –Reducação das Desigualdades; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.