A primeira dama do Tocantins, Karynne Sotero, esteve nos estúdios da Sagres TV nesta sexta, 23, para falar da sua experiência positiva com os programas de aprendizagem da Demà Jovem by Renapsi. A entrevista para o Programa Tom Maior marcou o encerramento de uma série de compromissos da comitiva tocantinense em Goiânia, que contou ainda com a presença do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social do Tocantins, Jonis Calaça.
Depois de conhecer as instalações da Demà Jovem by Renapsi no Núcleo Seu Jaime em Aparecida de Goiânia, Karynne Sotero, que é parceira do Programa Jovem Trabalhador no Tocantins, destacou a admiração pelo trabalho desenvolvido pela instituição em todo o país e na Europa.
“Fico muito feliz em ver a seriedade que é tratado o projeto. E tudo muito padronizado. Palmas também é parecido com aqui, que também parece com Barcelona. A gente fica muito feliz em saber que os nossos jovens tocantinenses estão inseridos num projeto tão grande como esse”, afirmou.
Karynne, que também é Secretária de Participações Sociais do Tocantins, falou sobre a relevância de programas nos moldes do Jovem Trabalhador (TO) e Aprendiz do Futuro (GO) que promovem a inclusão de jovens através da educação e do trabalho.
“A gente tendo esse jovem ocupado, trabalhando no seu primeiro emprego faz toda a diferença. Uma coisa que eu fico muito feliz também são os cursos que são oferecidos, que são profissionalizantes, fazendo com que ele saia dali um profissional. Falando em números, eu vi que 62% dos jovens já saem dos Programas e isso me deixa muito feliz, porque a gente sabe que está cuidando também da família. Isso é o que a gente prega no nosso estado, que é cuidar das pessoas”, pontuou.
Programa Jovem Trabalhador
Lançado em junho de 2023, o Programa Jovem Trabalhador atingiu a marca de 2.500 contratações em fevereiro deste ano. Com potencial de empregar até 3 mil jovens em todo o estado, o programa é uma iniciativa do Governo do Tocantins, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) em parceria com a Demà Jovem by Renapsi.
“O nosso programa tem apenas 6 meses e já estamos com 2500 jovens contratados em um momento ímpar da vida deles, como a Karynne falou: na hora que você termina o segundo grau ou que você está no Ensino Médio, na hora que você está precisando entrar para o mercado de trabalho, então esse apoio, essa mão do governo, para estar ajudando a você, levando renda para casa, tendo um programa educacional e principalmente a transformação social, que isso causa, o impacto nas as famílias é muito grande”, afirmou o secretário da Setas, Jonis Calaça.
Transformação socioeconômica
Os gestores tocantinenses comentaram a avaliação que fazem, num contexto local, do Programa Jovem Trabalhador, e de uma forma em geral, sobre a aprendizagem e o seu impacto nas famílias dos jovens que têm esse acesso ao primeiro emprego.
Para a primeira dama Karynne Sotero, a atuação da instituição formadora na vida dos jovens e a oportunidade de inclusão através da educação e do trabalho contribui de forma positiva na evolução e crescimento pessoal e social dos que passam pelos programas de aprendizagem.
“Deve ser muito bom trabalhar assim porque você tem a chance de transformar as pessoas. É um jovem que está se inserindo agora no mercado de trabalho e estava se moldando, o caráter dele está sendo criado naquele momento. Acho válido demais principalmente também o acompanhamento com a família. Quando eu cheguei aqui, eu perguntei se era feita alguma ação para a família porque eu acredito que o jovem, quando ele está bem dentro de casa, ele sai melhor para trabalhar, ele sai melhor para estudar e tem como a gente sempre está envolvendo a família nas ações, então eu acho importante”, pontuou a primeira dama.
Segundo o secretário Jonis Calaça, a geração de emprego e renda causou um impacto positivo nas famílias contempladas pelo programa influenciando diretamente no aumento da qualidade de vida dos tocantinense.
“Acho que quanto fala da transformação é principalmente levar dinheiro pra casa. Os resultados que nós temos, é que os salários recebidos, são principalmente aplicados em casa. O jovem ajuda o pai e mãe, para comprar o alimento, agora no final do ano que estavam se organizando para fazer o seu Natal com o salário recebido e a função social de mudar a realidade da família também”, pontuou.
Intercâmbio Goiás e Tocantins
A visita por Goiânia que terminou no Núcleo Seu Jaime teve início nesta quinta, 22, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, sede do Governo de Goiás. Na ocasião, a primeira dama Karynne Sotero e a comitiva tocantinense foram recebidos pela primeira dama de Goiás, Gracinha Caiado. Na reunião foram apresentados os indicadores de programas sociais do governo goiano e iniciadas tratativas para que os estados se unam em intercâmbios sociais para avanço nessas áreas em ambos os territórios.
O CEO da Demà Jovem by Renapsi, Juan Carlos Moreno, acompanhou toda a programação e destacou os principais pontos da visita, projetando uma boa expectativa para a parceria entre os estados e avaliando como positiva a presença da comitiva tocantinense em solo goiano.
“Temos aqui no estado de Goiás mais de 10 projetos que todos visam melhorar a vida das pessoas mais vulneráveis do estado, que já impactam nos índices de pobreza e na melhoria do desempenho socioeducativo. Então o primeiro ponto aqui é a importância de conhecer esses projetos como ideias para poder transferir essa inteligência para o estado do Tocantins. Também é fundamental que os dois governos estreitem as relações dos dois governos pois têm muito a contribuir um com o outro e a presença física sempre estreita essas relações”, afirmou.
Durante a apresentação sobre os programas sociais, o Governo de Goiás apresentou dados que indicam que o estado foi o segundo que mais reduziu a pobreza no Brasil, apontando uma queda de 27% nos índices de pobreza. No terceiro trimestre de 2023, o PIB goiano cresceu mais de 5%, superando a média nacional em 2%.
“A culminância dessa relação que já está sendo conversado entre a secretarias é pensar em implementar o intercâmbio entre os estudantes do Tocantins, do Programa Jovem Trabalhador, com os jovens aqui, do Goiás, do Aprendiz do Futuro. Acho que esta ideia está circulando entre as secretarias e estamos muito animados em poder participar e ajudar a fazer esse intercâmbio acontecer”, finalizou o CEO da Demà Jovem by Renapsi, Juan Carlos Moreno.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
Leia mais: