Dr. Antônio Eduardo, médico mastologista (Foto: Jordana Agatha / Sagres 730)

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou que o câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres brasileiras, com a expectativa de 59.700 novos casos a cada ano até 2019. Ainda segundo o estudo, em cada 10 casos, três estão relacionados ao estilo de vida que as pessoas levam. Hábitos como tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade, além da exposição excessiva ao sol que aumentam as chances de incidência da doença.

O quadro Saúde desta segunda-feira (12), recebeu o médico mastologista dr. Antônio Eduardo, para falar sobre o Câncer de Mama. Para o médico o principal fator do aumento de casos de câncer é o hábito de vida.

“Em 2018, 58 mil novos casos de câncer de mama geral. Goiás mais de 2 mil novos casos de câncer de mama. Por que isso? Nós temos alguns fatores, mas o principal deles é o detalhe do hábito de vida”.

O Câncer de mama, se diagnosticado no início, tem 95% de chance de cura. Para o médico, a informação é essencial para mulher se prevenir, com isto, mulheres acima de 40 anos deve fazer o exame de mamografia anualmente e, toda e qualquer mulher, deve se auto examinar periodicamente, como explica o dr. Antônio Eduardo.

“A mama da mulher termina a formação na casa dos 18 e 19 anos. Então a partir desta idade, toda e qualquer mulher deve se auto examinar periodicamente. Se a mulher está tendo ciclos menstruais, nós orientamos que ela se auto examine, que é o exame de palpação das mamas. Examina por exemplo a mama esquerda com a mão direita, então são toques invertidos. A mão de um lado, a mama de outro lado, ema semana após a menstruação, se ela tem fluxos regulares”.

Acompanhe a entrevista na íntegra: 

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/412727838&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>

{/source}