A professora Suzane de Alencar Vieira, do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (PPGAS/FCS/UFG), está entre os finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024. Ela disputa o prêmio na categoria Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais com seu livro intitulado “Entre Risos e Perigos”, publicado pela editora 7Letras.
O livro de Suzane de Alencar Vieira é uma etnografia detalhada da luta e da ecologia política das comunidades quilombolas em Caetité, na Bahia. Esses habitantes do semiárido baiano, estabelecidos em áreas evitadas pela plantation agroexportadora, enfrentam desafios históricos relacionados ao cativeiro e à disputa por terras.
A obra aborda como o desenvolvimento, especificamente a mineração de urânio e a produção de yellowcake iniciada em 2000, ameaça a comunidade local com contaminação invisível. Suzane explora esses impactos em “Entre Risos e Perigos”.
Caetité
Com mais de 13 anos de pesquisa e envolvimento com as comunidades de Caetité, Suzane não apenas adquiriu conhecimento, mas também construiu relações de aprendizagem, confiança e amizade, conforme mencionado em sua entrevista à revista Ciência e Cultura.
Criado em 2024, o Prêmio Jabuti Acadêmico é uma nova categoria do renomado Prêmio Jabuti, dedicada a obras acadêmicas e científicas. O prêmio visa reconhecer e valorizar produções intelectuais que contribuem significativamente para o avanço do conhecimento em diversas áreas.
A cerimônia de premiação ocorrerá em 6 de agosto de 2024, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Os vencedores de cada categoria receberão uma estatueta e um prêmio de R$5 mil.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade
Leia também: